quarta-feira, outubro 10, 2012

Esparregado de Espinafres

Como já se devem ir apercebendo eu sou complicada para comer legumes, verduras, fruta essas coisas saudáveis que deveriam fazer parte da minha ementa diária, mas na realidade muitas vezes não fazem. Procuro forma alternativas de comer essas coisas sem ser o típico cozido ou cru, é como para as crianças é preciso disfarçar.
Uma coisa que sempre gostei muito é esparregado mas de folhas de espinafres, não me agrada nada quando vou comer fora e lá vem o esparregado de couve ou daqueles instantâneos.
No outro dia deram-me um saco (daqueles das compras) cheio de folhas de espinafres (eu diria que tinha lá um grande molho daqueles de compra) e eu pensei bem vou separar um pouco para fazer sopa e o resto faço esparregado. Quando fui cozer os espinafres mudei de ideias e coloquei-os todos porque era o único acompanhamento de umas postas de salmão.~
É um acompanhamento simples de se fazer. Deixo-vos a receita que uso normalmente.

Esparregado de Espinafres

  • 1 molho de espinafres (cerca de 400g ou a quantidade que necessitarem);
  • 1 dente de alho;
  • 2 colheres (sopa) de azeite;
  • 2dl de leite;
  • 3 colheres (sopa) de farinha;
  • noz-moscada q.b.;
  • sal q.b.
  • queijo ralado q.b.
Cozer os espinafres em água a ferver e temperada com sal durante cerca de 5 minutos.
Num tacho deitar o azeite e o alho picado, deixar refogar uns minutos.
Adicionar os espinafres bem escorridos e se desejar picados (eu não costumo picá-lo só os deixo bem cozidos e depois esmago-os). Envolver com o alho e o azeite.
Adicionar o leite e aos poucos a farinha. Mexer muito bem. Temperar com noz-moscada e retificar o sal. Deixar cozinhar por uns minutos mexendo sempre para ganhar a consistência desejada. Quando servir polvilhar com queijo ralado.

Foi um excelente acompanhamento para o salmão, mas podem servir com quase tudo o que é carne ou peixe. Que outras formas há por aí de fazerem esparregado?

5 comentários:

  1. Para mim, só esparregado de nabiças! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me tentaram algumas vezes dar, mas como não aprecio nabiças, aquele travo final não me sabe bem, lá vêm os espinafres.
      Bjs

      Eliminar
  2. Também não gosto muito de frutas e legumes, legumes só na sopa, mas vou experimentar esta receita:D

    ResponderEliminar