segunda-feira, agosto 31, 2015

Cafeína!

A cafeína tem a fama de nos despertar!!
Na realidade atua em vários sítios do nosso organismo: no cérebro, onde interfere na produção hormonal, diminui a sensação de fadiga e aumenta a capacidade de concentração o que nos faz sentir mais alerta; no coração onde a pressão arterial é aumentada e os vasos sanguíneos são contraídos; e ajuda a diminuir o cansaço muscular e aumentar a resistência dos músculos. Ainda podemos contar com a ajuda da cafeína como antioxidante.

Ufa tanta coisa! 
E quando pensamos em cafeína, pensamos em café e claro que o café em excesso já sabemos que faz mal porque pode aumentar a ansiedade, a agitação e a inquietação, afetar a qualidade do sono, acelerar os batimentos cardíacos, aumentar a pressão arterial ou causar distúrbios gastrointestinais. 
Bem mas depois tudo o que é em excesso faz mal! O recomendado por dia é cerca de 2 chávenas de café ou o equivalente a 300mg.
Há quem não goste de café, mas há sempre outras formas de ingerir a cafeína, como por exemplo chá verde ou preto, chocolate, guaraná, alguns cereais de pequeno almoço e ainda os refrigerantes.

Eu continuo a gostar do meu café diário... e por aí como é a preferência da ingestão de cafeína?

Sem comentários:

Enviar um comentário