12.
Organizar
o computador, ou seja não ter o ambiente de trabalho cheio de documentos que às
tantas já nem sabemos porque os temos ali. Colocar em pastas organizadas por
temas ou datas ajuda na procura quando precisamos de algo.
13. Tal
como os documentos físicos devem ser arrumados todos no mesmo sítio para
facilitar na altura de procurar. Uma boa ideia para isto são dossiers com
separadores por temas ou uma pasta daquelas que têm várias bolsas.
14.
Um
ponto de desorganização óbvio e simples é o correio e a publicidade. A maioria
das pessoas ainda recebe 99% das suas correspondências por correio (as contas
da luz, da água, do gás, os seguros, as cartas do banco, etc) tiramos do
correio e pousamos em qualquer lugar quando se chega em casa. Alto! Logo começa
aí a desorganização… e se tivermos um cestinho simples (pode ser feito em casa
com caixa de cereais ou caixa de sapatos por exemplo) logo na entrada da casa
para colocar as cartas ótimo. Melhor ainda seria abri-las e colocá-las logo na
pasta de organização. Ou ter um sítio para dividir por categorias as cartas que
chegam, por exemplo aqueles tabuleiros de secretária.
15.
Uma
coisa que todo o ser humano é especialista é em dar desculpas! Para nos organizarmos
é necessário parar de “inventar” desculpas, que não temos tempo, que não temos
o material que precisamos, que faz frio, que está sol! Enfim tudo são boas
desculpas, mas se temos coisas para fazer quanto mais depressa as fizermos mais
tempo temos para “aproveitar as desculpas”.
16. Pensar
na organização como uma rotina pode levar a acharmos que isso é algo chato de
se fazer… se listarmos as tarefas que temos para fazer e as formos riscando
consoante fazemos entusiasma. Pessoalmente não apologista de fazer as mesmas
tarefas todos os dias da semana, por exemplo a limpeza da casa não tenho dia
certo, vamos rodando as atividades de limpeza consoante sentimos necessidade.
Até ao próximo!
Até ao próximo!
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