quinta-feira, maio 16, 2013

Organização - um tema muito vago (3)

E cá vamos no terceiro post sobre a organização quer seja pessoal ou da casa. Eu bem tinha dito no primeiro post que tinhas aqui muitas dicas guardadas :)


12.                   Organizar o computador, ou seja não ter o ambiente de trabalho cheio de documentos que às tantas já nem sabemos porque os temos ali. Colocar em pastas organizadas por temas ou datas ajuda na procura quando precisamos de algo.
13.                  Tal como os documentos físicos devem ser arrumados todos no mesmo sítio para facilitar na altura de procurar. Uma boa ideia para isto são dossiers com separadores por temas ou uma pasta daquelas que têm várias bolsas.
14.                  Um ponto de desorganização óbvio e simples é o correio e a publicidade. A maioria das pessoas ainda recebe 99% das suas correspondências por correio (as contas da luz, da água, do gás, os seguros, as cartas do banco, etc) tiramos do correio e pousamos em qualquer lugar quando se chega em casa. Alto! Logo começa aí a desorganização… e se tivermos um cestinho simples (pode ser feito em casa com caixa de cereais ou caixa de sapatos por exemplo) logo na entrada da casa para colocar as cartas ótimo. Melhor ainda seria abri-las e colocá-las logo na pasta de organização. Ou ter um sítio para dividir por categorias as cartas que chegam, por exemplo aqueles tabuleiros de secretária.
15.                 Uma coisa que todo o ser humano é especialista é em dar desculpas! Para nos organizarmos é necessário parar de “inventar” desculpas, que não temos tempo, que não temos o material que precisamos, que faz frio, que está sol! Enfim tudo são boas desculpas, mas se temos coisas para fazer quanto mais depressa as fizermos mais tempo temos para “aproveitar as desculpas”.
16.                  Pensar na organização como uma rotina pode levar a acharmos que isso é algo chato de se fazer… se listarmos as tarefas que temos para fazer e as formos riscando consoante fazemos entusiasma. Pessoalmente não apologista de fazer as mesmas tarefas todos os dias da semana, por exemplo a limpeza da casa não tenho dia certo, vamos rodando as atividades de limpeza consoante sentimos necessidade.
Até ao próximo!

Sem comentários:

Enviar um comentário