segunda-feira, maio 20, 2013

Atum com Chá Verde

Se há receitas de culinária que inspiram cá por casa são as do Jamie Oliver, então aquelas maravilhas dos 30 ou dos 15 minutos que ficam com um aspeto tão delicioso!
Normalmente não seguimos à risca a receita completa, inventamos, atalhamos ou adaptamos ao que existe por aqui na despensa. Há ingredientes um pouco mais complicados de ter à mão, por isso toca de improvisar.
A receita que partilho hoje saiu de uma dessas experiências. Originalmente a receita do Jamie chama-se Atum Asiático tostado, para nós não chegou ao asiático, ficou lá perto, mas muito bom e já repetido por várias vezes.

Atum com Chá Verde

  • 1 lombo de atum;
  • 1 saqueta de chá verde;
  • 1 colher (sopa) de gengibre em pó;
  • sementes de sésamo q.b.;
  • sal e pimenta q.b.;
  • 1 colher (sopa) de azeite
Temperar o lombo de atum com sal e pimenta a gosto. Num prato deitar o conteúdo da saqueta do chá, as sementes de sésamo e o gengibre. Misturar bem. Colocar o atum nesta mistura e pressioná-lo para que a mistura do chá e sementes fiquem bem agarrados ao atum.

A preparação... aqui foi numa tábua
Entretanto levar uma frigideira ao lume e assim que esteja quente deitar o azeite. Assim que azeite esteja quente colocar o atum e deixar cozinhar cerca de 1 minuto de cada lado (ou menos se assim preferir). Para quem quiser pode deixar cozinhar completamente o atum, mas este prato é semelhante ao sushi, quanto menos cozinhado o atum melhor saberá.

O atum braseado... servido com legumes
Algo que recomendo vivamente que experimentem o menos cozinhado possível para quem gosta de sushi claro está. O efeito é semelhante ao sushi que se come braseado ou flamejado.
Bom Apetite!

1 comentário: