sexta-feira, agosto 17, 2012

Puré Caseiro

É verdade que não aprecio nada aquele puré de pacote que servem em tanto lado. É só juntar água! Não aprecio, ainda me conseguem enganar se fizerem com leite e colocarem lá os temperos e tal, mas só com água a saber a "pacote" nah!
Gosto do sabor da batata no puré, sim porque batata só cozida não me faz correr atrás, mas se for ali esmagada, temperada sabe-me mesmo bem.
Por sorte tenho um homem em casa que faz um puré que fica sempre bom :)
Resolvi partilhar a receita que fazemos para 2 pessoas, porque sempre que pesquiso receitas aparece-me para 3/4 pessoas e às vezes não sai muito bem.

Puré de Batata

  • 500g de batata;
  • 2 colheres (sopa) de margarina;
  • 100 ml de leite (varia consoante o gosto pessoal);
  • sumo de 1/2 limão;
  • 1 colher (chá) de noz moscada (de preferência moída no momento);
  • 1 colher (chá) de pimenta (de preferência moída no momento e se possível preta);
  • Sal q.b.
  • 1 ovo;
Cozer as batatas em água fervente e sal por cerca de 20 minutos ou até que a batata esteja bem cozida (custa menos a esmagar).
Esmagar as batatas ou utilizar o passe-vite.
Levar de novo a lume médio. Adicionar o leite e envolver bem. Juntar a margarina, o sumo de limão, a noz moscada e a pimenta.
Deixar levantar fervura mexendo sempre. Verificar que os temperos estão ao gosto pessoal. Adicionar o ovo e mexer vigorosamente. Servir como acompanhamento de carne ou peixe.

Gostam mais do puré tradicional ou já encontraram purés de pacote que vos agrade?

6 comentários:

  1. Puré de compra nunca provei, mas também não me cativa. Agora caseiro já é outra história. Lá em casa quando se faz ( e há que tempos isso não acontece!) é bem simples e rústico.
    Coze-se a batata com uma pitada de sal, esmaga-se com o garfo. Envolve-se uma noz de manteiga e junta-se leite para ficar mais macio. Et voilá!
    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqueles que são flocos de batata se levar o leite, os temperos e tal ainda me enganam, mas não me sabe tão bem como assim batatinha esmagada. Um dia destes vou experimentar meter manjericão para aromatizar, já que tenho um lá por casa (mas isso fica para um post futuro ;)).
      Boa 6ª feira :)

      Eliminar
  2. Eu costumo comprar os que vêm em pedaço congelados. É necessário apenas colocar ao lume a derreter e acrescentar um pouco de manteiga, leite, sumo de limão e pimenta. Pode não ficar tão bom como puré caseiro mas não fica bastante bom. Não gosto dos que vêm em pó.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que sou enganada quando como puré fora de casa (o que é raro) porque devem ser os de pó e fazem com água que é o que diz a embalagem. Ficam muito pouco a saber a puré para mim, mas gostos são gostos ;)

      Eliminar
  3. Eu sou adepta incondicional do puré tradicional!:)
    A única adaptação que tive de fazer como não tenho passe-vite foi utilizar a varinha mágica para "passar" a batata.
    Para conseguir passar a batata com a varinha mágica mais fácilmente convem ir juntando um pouco de leite.
    Fora isso a receita que utilizo é muito semelhante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ultimamente até tenho só esmagado bem a batata com o garfo, o passe-vite acabo por só usar para mais pessoas. O ovo nem sempre por casa dos meus pais aparecia mas agora lá por casa é a estrela do puré :)

      Eliminar