quarta-feira, julho 31, 2013

Piqueniques...



Bem estamos a meio de mais uma semana de verão, o sol anda aí, o calor, o bom tempo há que aproveitar!
Uma forma bem agradável de aproveitar estes dias é fazer uma refeição ao ar livre, os famosos piqueniques que nos fazem esquecer o dia-a-dia, arejar as ideias e respirar ar puro.
Podemos pensar nisso como uma grande refeição ou simplesmente petiscar algo num ambiente diferente.
Pessoalmente sou adepta dos salgadinhos, sandes feitas na hora, quiches, saladas, fruta e sumos naturais para este tipo de refeição. Algo leve e fácil de comer.
É outra forma até de organizar um almoço com os amigos, cada um leva uma coisa diferente e partilha-se os petiscos.
Sítio onde fazer é só procurar na zona que de certeza se encontra ou um parque ou um pinhal, ar puro e natureza por perto é o que se precisa.
Umas toalhas de praia ou umas toalhas menos usadas lá de casa e está o assento perfeito.
Ainda há pouco tempo assim do nada, foram feitas umas sandes cá por casa e toca de procurar uma sombra num parque e aproveitar o dia! Quem costuma fazer piqueniques o que gosta de levar?
Aproveitem e construam bons momentos ao ar livre!

quarta-feira, julho 24, 2013

Dicas para Papel de Alumínio

Por vezes temos por casa excelentes produtos com mil e uma funções e nem fazemos ideia de como os podemos utilizar!
No caso falo do papel de alumínio! Desde os usos mais conhecidos a outros nem tanto:

  • Tapar a comida no frigorífico para que não deite cheiro nem apanhe cheiros;
  • Forrar o fogão com papel de alumínio previne que este se suje quando fazemos comida que salpica, como fritos por exemplo;
  • Quando assamos algo no forno pode servir para colocar por baixo da carne ou do peixe para os molhos que se soltam não sujem o forno e até ajuda a cozinhar melhor os alimentos porque é um difusor de calor (não devemos colocar a parte brilhante em contato com a comida porque pode soltar partículas, assim deve-se utilizar papel vegetal por cima do alumínio);
  • Para afiar tesouras e facas basta para isso cortar pedaços de papel de alumínio;
  • Se quisermos apertar um parafuso mais facilmente podemos enrolá-lo em alumínio para que a pressão que é feita ajude a enroscar;
  • Se cortarmos uma fruta e não for toda consumida podemos enrolá-la em papel de alumínio para que se conserve por mais tempo;
  • Para poupar tempo quando passamos a ferro, podemos forrar a tábua de engomar com folha de alumínio (parte brilhante para cima) e depois colocar a capa da tábua. Assim quando formos passar a roupa o calor é difundido pelo alumínio e só é preciso passar de um lado da roupa.

Algo a ter sempre por casa!

terça-feira, julho 16, 2013

Salmão com Especiarias

Adoramos salmão é um fato! Fazemos muito salmão cá por casa e procuro sempre colocar algum sabor diferente, é muito raro repetir de seguida um receita de salmão. É um peixe tão rico e versátil que se conseguem inúmeras receitas com ele.
Partilho mais uma forma de cozinhar este delicioso peixe.

Salmão com Especiarias

  • 2 postas de salmão;
  • 1 colher (sopa) de caril;
  • 1 colher (chá) de gengibre;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 1 colher (chá) de pimenta preta (moída na altura);
  • 1 colher (sopa) de coentros;
  • 2dl de azeite
Preparar o tempero para o salmão. Numa tigela misturar os coentros picados, o caril, o gengibre, o sal e a pimenta, misturar muito bem. Adicionar 1,5 dl de azeite e ir mexendo bem.
Temperar o salmão com a pasta anterior e deixar a marinar cerca de 5/10 minutos.
A preparação
Untar com azeite um grelhador ou uma frigideira antiaderente após estar quente. Colocar as postas de salmão e a marinada, deixar cozinhar cerca de 7 minutos cada lado do salmão (adequar consoante a espessura das postas). 
Já grelhado e pronto a comer...
Este foi servido com batatas rústicas que irei partilhar em breve a receita :)

sexta-feira, julho 12, 2013

Foco nas tarefas importantes...

Por vezes é importante focarmo-nos numa só tarefa! Mesmo que sejamos capazes de dar atenção a vários temas em simultâneo se precisamos de terminar uma tarefa importante que temos em mãos, o melhor é mesmo focar nessa tarefa. Numa lista de tarefas surgem sempre diversas tarefas que é necessário dar resposta quase ao mesmo tempo. No entanto, segundo uma metodologia de gestão de tempo (Zen To Done ZTD, de Leo Babauta) devemos selecionar 2/3 para serem as principais da semana e fazer o mesmo para cada dia.
Assim que começamos o dia devemos agarrar nessas tarefas mais importantes (chamadas de Big Rocks ou MIT Most Important Tasks), às vezes até podem ser apenas as mais complicadas de executar. Desta forma tornamos o objetivo do dia (ou daquelas horas) completar essas tarefas e respirar a seguir a realizá-las. Se começarmos a divagar por outras tarefas e deixarmos as MIT para o fim, já estaremos cansados e sem a concentração necessária para as realizar.

Acredito que as melhores tarefas para elegermos como sendo as Big Rocks são mesmo aquelas que menos gostamos de fazer ou que nos vão ocupar mais tempo. Por exemplo, em casa se gostamos menos de passar a ferros devemos despachar isso primeiro que todas as outras tarefas que até gostamos de fazer ou que são mais rápidas. Vai dar-nos muito mais energia para o resto do dia pensar que aquela mais complicada já está feita!

quarta-feira, julho 10, 2013

Dica Rápida - Refeição salgada

Existe sempre o risco de colocarmos sal a mais na comida quando a cozinhamos. Se detetarmos isso ainda antes de a servirmos podemos ainda tentar recuperar o almoço ou jantar, seguem algumas dicas para ajudar:

  • Juntar uma batata crua, descascada e cortada ao meio para que absorva o sal em excesso na comida;
  • Se for bacalhau que vamos cozinhar e percebemos que ainda está salgado podemos cozê-lo em leite;
  • Deitar algumas gotas de limão no cozinhado e deixe ferver;
  • Se for algo que possa ser cozinhado com a tampa fechada, podemos colocar um pouco de sal em cima da tampa para absorver a humidade e com ela o sal em excesso;
  • Colocar uma colher de café de açúcar e outra igual de vinagre.
Caso usem alguma destas dicas tenham em atenção depois de provarem novamente a comida para ajustar o tempero.

segunda-feira, julho 08, 2013

Sumo de Maçã e Cenoura

Com o calor cá por casa só apetece beber! Pessoalmente nestes dias quase que dispenso a comida e tenho vontade só de ingerir coisas líquidas. Temos é que ter cuidado para não abusar em refrigerantes ou bebidas alcoólicas, não somos muito apreciadores de nenhumas por isso tentamos variar com coisas simples. 

Transformar água e colocar-lhe sabores como chás frios (como este que partilhei), sumos de fruta naturais por exemplo.
E um exemplo de um sumo caseiro de fruto muito simples e barato de se fazer. No caso cá de casa uso uma máquina de sumos daqueles que se coloca a fruta e a casca e sumo são separadas na máquina. Como o objetivo é utilizar a casca até num liquidificador obtemos o mesmo efeito, por isso é usar o que estiver à mão, com uma varinha mágica demora um pouco mais mas acabamos por ter o mesmo sumo.

Sumo de Maçã e Cenoura

  •        3 maçãs;
  •        2 cenouras;
  •        2 dl de água
          Lavar muito bem as maçãs e cenouras. Na máquina de sumos colocar as maçãs e as cenouras cortadas em pedaços sem descascar.
          Adicionar a água e mexer muito bem. Servir bem fresco.

Souberam tão bem estes dois copos de sumo logo ao pequeno-almoço!

sexta-feira, julho 05, 2013

Decoração económica (1)

Existem diversas formas de decorarmos a casa sem gastar muito dinheiro (ou idealmente nenhum!). Nas minhas incursões pelo mundo da internet tenho encontrado diversas ideias, algumas já apliquei em casa, outras quero vir a aplicar, mas de todas as formas vou partilhando com vocês. Quem sabe que não aproveitam alguma e depois me mostram o resultado?! ;)
Que tal dar outra cara à cabeceira da cama?

Aproveitar um edredon ou uma manta para dar outro ar à cabeceira da cama, por exemplo.
E se houver um varão de cortinado lá por casa que não seja usado porque não colocar por cima da cama para fazer de cabeceira?

Um espelho grande dá a ilusão do quarto ser maior e de certo irá dar um charme ao quarto:

Pintar a parede atrás da cama pode ser uma ótima opção para simular ou dispensar uma cabeceira, ou até colocar um autocolante com uma imagem atrativa:

Se precisarmos de espaço extra no quarto porque não colocar prateleiras por cima da cama, substituindo assim a cabeceira tradicional (para mim seria o paraíso das leituras antes de dormir!):

Um dos sítios onde estavam a maior parte destas inspirações foi aqui

Boas cabeceiras!

quarta-feira, julho 03, 2013

Sentir...

Não desapareci... só fui ali e voltei...
Por vezes precisamos simplesmente de parar e respirar... parar e mudar de ares. 
Precisamos de um empurrão para avançar na vida e nem nos apercebemos.
Precisamos olhar para além do nosso horizonte, para além do nosso dia-a-dia, para além da nossa casa, do nosso trabalho, precisamos olhar ao longe e deixar o olhar ir até onde alcançarmos só para respirar e dar valor ao que temos.

Sempre fui defensora que por vezes parar e mudar o nosso foco é o melhor para voltar a focarmos-nos e voltar a sentirmos-nos bem conosco mesmo.
Preciso de vez em quando de uns dias assim... simplesmente diferentes, fora da rotina ou de preferência sem rotina alguma. 
Foram assim os últimos dias, sem rotina, sem horários, sem relógio até! Sem hora para isto e para aquilo, sem planeamento, sem direção só respirar e viver.

Aconselho a quem possa... não é preciso ir para longe ou gastar dinheiro, às vezes basta abrir a janela e olhar para longe, às vezes pode ser um pouco mais, como passar uns dias fora de casa.
O importante é regressar à rotina a dar valor ao que temos, a valorizarmos-nos e a quem nos rodeia, é perceber porque temos a rotina, porque precisamos ir para o trabalho e aprender e gostar do dia-a-dia...

Simplesmente sentir que estamos vivos! Só sentir!

P.S - E este é o post número 200! Obrigada!!!