sexta-feira, julho 12, 2013

Foco nas tarefas importantes...

Por vezes é importante focarmo-nos numa só tarefa! Mesmo que sejamos capazes de dar atenção a vários temas em simultâneo se precisamos de terminar uma tarefa importante que temos em mãos, o melhor é mesmo focar nessa tarefa. Numa lista de tarefas surgem sempre diversas tarefas que é necessário dar resposta quase ao mesmo tempo. No entanto, segundo uma metodologia de gestão de tempo (Zen To Done ZTD, de Leo Babauta) devemos selecionar 2/3 para serem as principais da semana e fazer o mesmo para cada dia.
Assim que começamos o dia devemos agarrar nessas tarefas mais importantes (chamadas de Big Rocks ou MIT Most Important Tasks), às vezes até podem ser apenas as mais complicadas de executar. Desta forma tornamos o objetivo do dia (ou daquelas horas) completar essas tarefas e respirar a seguir a realizá-las. Se começarmos a divagar por outras tarefas e deixarmos as MIT para o fim, já estaremos cansados e sem a concentração necessária para as realizar.

Acredito que as melhores tarefas para elegermos como sendo as Big Rocks são mesmo aquelas que menos gostamos de fazer ou que nos vão ocupar mais tempo. Por exemplo, em casa se gostamos menos de passar a ferros devemos despachar isso primeiro que todas as outras tarefas que até gostamos de fazer ou que são mais rápidas. Vai dar-nos muito mais energia para o resto do dia pensar que aquela mais complicada já está feita!

Sem comentários:

Enviar um comentário