terça-feira, setembro 25, 2012

Orçamento caseiro da Loucura

Quando começamos uma vida numa casa há que ter em conta todo o dinheiro que entra e sai para conseguirmos organizarmos-nos e não aparecerem surpresas de contas não esperadas ou mal feitas. Este foi um dos primeiros fatos que nos debruçámos cá por casa.
Existem centenas de métodos, de ficheiros, de programas, de sites e blogs com ajudas sobre este tema por isso resolvi contribuir com o conhecimento que fui ganhando num ano e pouco de experiência, no entanto o orçamento da casa é um ser vivo que está sempre em mudança quer na forma como o organizamos quer na forma como o gastamos.

O orçamento lá de casa é simples, um ficheiro excel (como não podia deixar de ser) que tem uma cópia dos movimentos da conta conjunta com comentários aos gastos e recebimentos, cores para identificar o que são receitas e despesas (ordinárias e extraordinárias). 
As previsões são feitas com base no que já temos gasto nos meses passados, ou seja contas "fixas" como:

      • eletricidade, 
      • gás, 
      • água, 
      • prestação da casa, 
      • gasóleo, 
      • condomínio, 
      • televisão,
      • internet
já têm o seu valor estimado para todos os meses até ao final do ano, tal como os recebimentos fixos.
Assim que as receitas entram na conta são levantadas/transferidas várias quantias:

  • Mesada individual para os gastos diários de cada um (comida, transportes, telemóveis, etc.);
  • Valor para as compras de bens essenciais da casa (nomeadamente comida, higiene pessoal, etc.)
  • Nos meses antes de seguros de carro e casa é levantada uma parte desse seguro para quando for altura do pagamento termos a quantia sem ser toda de um só mês (para não sobrecarregar esse mês)
No final do mês o que conseguimos poupar nas contas dos bens essenciais vai para um mealheiro que armazena dinheiro para surpresas eventuais, férias ou prendas de natal (no caso nesta altura é esse o objectivo). 

O essencial é termos apontado as receitas e as despesas fixas e segundo manda as regras não ter despesas fixas de mais de 30% das receitas (isso seria o ideal...). Analisar os meses de aniversários, festas, férias, despesas anuais (revisão do carro, seguros, impostos sobre a casa, saneamento, etc.) e colocar logo uma quantia nessa data a sair da conta.
É importante ter um controlo do que se vai gastando e de vez em quando permitirmos-nos comprar um mimo para nós mesmos :)
Como fazem o vosso orçamento? Utilizam técnicas muito diferentes?

1 comentário:

  1. Olá!

    Eu ainda vivo com os meus pais, mas como pretendo comprar casa, desde que comecei a trabalhar qua me habituei a gerir o ordenado com mão de ferro para poder atingir esse objectivo. O orçamento sempre foi uma ferramenta muito útil. Por acaso ando a melhorá-lo e tenho de fazer um post sobre isso lol
    Beijinhos

    ResponderEliminar