quarta-feira, setembro 19, 2012

5.Coisas simples - Ler um livro

É um passatempo muito apreciado por muitas pessoas, umas mais que outras... Estatisticamente os hábitos de leitura dos portugueses têm vindo a aumentar com o passar dos anos, é sempre prático oferecer um livro em alguma ocasião especial. Também começa a ser comum encontrar pessoas a ler em e-readers, tablets e outros aparelhos eletrónicos, pessoalmente convivo diariamente com novas tecnologias, mas neste tema em particular ainda não consigo deixar o belo do livro em papel. 

Se há coisa que adoro é embrenham-me num livro, na história, a viver a vida dos personagens, a sentir que não quero parar de ler... quantas vezes acontece de ir nos transporte públicos e ir ali completamente alheia o mundo ao meu redor e quase esquecer que tenho sair dali... melhor ainda é estar numa esplanada num final de tarde a ouvir o mar de fundo e com um livro na mão... 
Não sou fã de um tipo de livros em específico, alguns temos agradam mais que outros mas um romance que esteja bem escrito para mim tem que me fazer abstrair de tudo o que me rodeia, tem que me conseguir transportar para dentro da história envolver de tal forma que não queira simplesmente parar de o ler, tem que fazer sentir a história, identificar de alguma forma com ela.

Um dos últimos livros que li foi este (O Sabor dos Caroços de Maçã de Katharina Hagena) que me ofereceram pela altura do aniversário...
Envolveu-me... identifiquei-me com a história talvez porque vi na avó da personagem principal a minha própria avó... porque recordei e senti saudades... 
"Um romance mágico que apela aos cinco sentidos. Três gerações de mulheres numa história repleta de segredos, de relações perigosas e amizades inesperadas, de nostalgia e esperança. Bootshaven, Norte da Alemanha. O cheiro a maçãs é intenso e envolve a antiga casa e o jardim. Um perfume que leva Iris, bibliotecária em Friburgo, de regresso aos tempos de criança.  
Muitos anos passaram, mas tudo parece como dantes: a casa na orla do bosque, as groselheiras brancas, os tapetes de miosótis abafados pelas ervas daninhas. Um jardim mágico, dominado pela velha macieira, debaixo da qual as mulheres da família Lünschen conheceram o amor, a amizade... e a morte.
Iris recorda o terrível e misterioso acidente que vitimou Rosmarie, a sua prima querida, com apenas 15 anos. O que estava ela a fazer no telhado do jardim de inverno? E o que lhe teria tentado dizer?" (Retirado daqui)


Como é as vossas relações com a leitura? Livros recomendados?

2 comentários:

  1. A melhor!
    Simplesmente ADORO ler. Tenho sempre dois ou três começados LOL

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu depois deste já li outro, agora também tenho dois começados porque um é muito grande para andar nos transportes públicos. É um dos meus passatempos preferidos desde que me lembro de saber ler :)

      Eliminar