quinta-feira, maio 10, 2012

Poupar nas promoções

Desde sempre apreciei as pessoas que conseguiam aproveitar promoções, descontos, passatempos essas coisas todas.
Em passatempos nunca tive muita sorte nem jeito para escrever aquelas frases ganhadoras e tal, mas agora nas promoções e descontos ando a tentar especializar-me :)
Ora moro quase ao lado de um supermercado Pingo Doce e muito perto de Continente, como tal começámos a aproveitar as já famosas promoções.
No inicio só tinha dois armários da cozinha disponíveis mas agora com a mini-despensa que se arranjou já dá para fazer algum stock em casa e aproveitar. Queria deixar uns conselhos/opiniões que fui recolhendo com a experiência:
  • Não é comprar só porque sim, é comprar o que se utiliza e se consegue gastar dentro do prazo de validade
  • Um ponto muito importante quando se compra em quantidade é fazer um inventário de tudo o que se tem arrumado, porque podemos ir comprar coisas que até temos em casa em demais (falarei disso num post futuro).
  • É preciso ter em atenção se existe margem no orçamento mensal para investir nas promoções e descontos que vão aparecendo, todos os meses há sempre algo em promoção, e até se repararmos existem alguma rotinas nos hipermercados de promoções.
  • Comparar preços dos produtos entre vários hipermercados/supermercados, por vezes a mercearia da esquina pode ter preços melhores (não esquecer que além do preço é preciso comparar qualidade), muitas vezes os hipermercados sobem um pouco o preço para fazer determinada promoção, não deixem de comparar com outros.
  • Quando se utiliza vales de desconto ter em atenção os que são ou não compatíveis (normalmente promoções de fornecedores não são compatíveis com vales de desconto de fornecedores), validar na caixa que os vales são mesmo aplicados (muitas vezes não passam à primeira tentativa).
  • Fazer uma lista de compras com preços e previsão de gasto para não nos entusiasmarmos no hipermercado (sim fazer a lista e segui-la!), podem até levar só dinheiro a contar com o que vão comprar.
  • Pagar em dinheiro é sempre mais realista e dá-nos a noção mais exata do que se está a gastar.
  • Ao chegar a casa atualizar o inventário e arrumar as coisas por seções (massas, enlatados, doces, etc) ordenando por prazo de validade (para a frente os que terminam primeiro).
Bem espero ajudar um pouco em especial a quem começa agora a vida numa casa e que se sente um pouco perdido no meio de tanto coisa para "aprender".
Poupar nas promoções para mim é bom, é gratificante, para mim é um dos meus passatempos preferidos mas ainda não sou uma "Extreme Couponing" (programa existente no canal TLC).
Vocês também gostam de aproveitar as promoções?

2 comentários:

  1. Eu fico maluca quando vejo produtos com descont em cartão :P
    Eu prefiro fazer as compras no continente online (passo a publicidade) assim não caio nas tentações como quando vou ao supermercado. Por outro lado vejo os cupões e desconto em cartão com mais calma, pois quando vou ao supermercado esqueço-me sempre. Por outro lado, corro o risco de me esquecer de comprar metade das coisas, daí a lista ser muito importante.
    Eu prefiro pagar as compras com cartão por assim consigo ver no extracto e depois saber para onde foi o meu dinheirinho. Ele voa tão rápido que não tiver com atenção já foi e não sei para onde :P

    ResponderEliminar
  2. Fazer compras online é uma boa solução para poupar tempo e dinheiro, é mais fácil de gerir o que se compra sem nos deixarmos levar por alguma vontade momentânea e podemos comprar quando quisermos. A lista de compras tornou-se para mim um elemento fundamental para ir às compras, não vou sem ela :)

    ResponderEliminar