quinta-feira, maio 03, 2012

O primeiro jantar da família

O jantar de inauguração lá de casa teve como cobaias apenas a família mais chegada, ou seja logo a primeira vez a cozinharmos para muitas pessoas eram logo aquelas que mais queríamos que gostassem da nossa comida. Confesso que nunca tinha feito comida para mais que 3/4 pessoas (sempre fomos 3 em casa dos meus pais) e desta vez eram 9, quantidades, tempo de cozeduras tudo me assustava. 
O prato a confeccionar foi fácil de decidir porque tínhamos testado a receita para nós e adorámos, mas isso não impediu de andar ali uns dias bem stressada e nervosa. A receita era algo simples e rápido já que o objetivo era aproveitar as pessoas lá por casa e não estar ali agarrados ao fogão. Começámos por servir umas tostas com um paté de delícias do mar com requeijão que ficou aprovado pela maioria. Depois a grande aventura foi mesmo fazer puré para 9 pessoas, sim porque eu gosto de puré feito com batatas mesmo, já comi muitos de pacote que ficam bons e até tenho por casa para emergências, mas o que me sabe mesmo bem é o tradicional com muito limão, noz moscada ralada na hora e todos aqueles toques especiais. Ora então não aconselho muito a fazerem puré para tanta gente, muitas batatas muito trabalho de braços para usar o passe-vite (houve alguém cá por casa que criou mais músculos!). O puré fez companhia a uns filetes de panga (ou peixe-gato) feitos em papelotes de alumínio no forno. 
O espanto, papel de alumínio com puré! Sim abram que é surpresa! No fim todos gostaram e repetiram.
O peixinho ainda escondido!

Ora lá está o peixinho fora do papelote...


Para terminar o jantar houve um risoto de morangos que arrancou sorrisos e exclamações de algo inesperado e delicioso.
O jantar foi um sucesso e com pratos a repetir lá por casa, todos os nervos e suores frios desapareceram quando se começou a dar as primeiras trincadelas e no meu pensamento só pairava um sorriso enorme e uma sensação que vou gostar disto, ao olhar para o meu lado o sorriso era igual!


A novas experiências assustam sempre um pouco mas no final vale sempre a pena passar por elas independentemente do resultado ser ou não o esperado... aprendemos sempre com elas e aprender faz parte da vida :)

4 comentários:

  1. Receber é sempre um prazer, principalmente porque, recebemos quem convidamos e, à partida, convidamos quem queremos!
    Cozinhar para muitas pessoas assusta, não só pela quantidade, mas também porque nem sempre é fácil agradar a todos!
    Pelas reações descritas o desafio foi largamente superado!
    Pelas fotos dá para comprovar o aspeto delicioso do resultado!
    Ficamos a aguardar mais experiências e quem sabe as receitas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As receitas virão a seu tempo, não só estas mas outras que se vão testanto lá por casa também :) E convidar quem se quer inclui amigos queridos... um post futuro...

      Eliminar
  2. Entao e a receita e fotografia do risoto de morangos? Quando é que nos convidas para ir lá comer uma iguaria dessas? :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fotografia do risoto não há, na altura ainda não tinha esse pensamento de partilhar as coisas num blog por isso não houve essa lembrança, mas um dia destes que se repita a receita coloco-a com foto... quem sabe para quem se pode cozinhar o ristoto numa próxima ;)

      Eliminar