terça-feira, dezembro 11, 2012

Esponjas... desinfetar

Ainda há pouco tempo tive que deitar fora uma esponja... ela até não estava muito velha, mas tinha um cheiro que não me agradava. Então investiguei um pouco e descobri que é preciso algum cuidado com as esponjas que usamos para lavar a loiça pois são um excelente sítio para microrganismos como bactérias se propagarem devido aos restos de comida e detergente que acumulam. Recolhi algumas dicas que partilho aqui:
  • Após cada lavagem da louça, retire todos os resíduos de alimentos e de detergente;
  • Nunca devemos deixar a esponja molhada, nem em contato com a água, deve ser guardada num local seco;
  • Devemos limpar mais profundamente as esponjas regularmente (consoante o uso), para o qual existem alguns métodos:
    • Humedecer e salpicar com vinagre ou algumas gotas de sumo de limão e de seguida colocar no microondas na potência máxima, durante um minuto.
    • Ferver a esponja por uns cinco minutos em água e uma colher de sopa de um produto de limpeza
Convém mesmo ir fazendo uma limpeza regular na esponja, não só se prolonga o tempo de utilização dela como também evitamos acumular em apenas 2 cm de esponja até 10mil bactérias.
Fica a dica!

1 comentário:

  1. Eu uso as minhas durante um tempo curto e depois deito fora, portanto não faço os últimos passos, não só mas também por causa do desgaste da parte verde. Depois de experimentar várias marcas cheguei á conclusão que as das linhas brancas e das marcas dos supermercados têm menos duração e qualidade, tal como aqueles panos amarelos - é das poucas coisas que cá em casa são obrigatoriamente de marca e sem direito a discussão.

    ResponderEliminar