sexta-feira, novembro 23, 2012

Ideias prendas de Natal

Prendas, presentes, tudo isso é hoje em dia repensado, sujeito a várias interpretações, o que para uns pode ser um presente para outros pode ser apenas uma lembrança. Para mim por vezes um simples sorriso vale mais do que muitas prendas, mas como toda a gente adoro desembrulhar e descobrir o que lá vem escondido J 
Começa a chegar a altura mais crítica de compras de prendas e prendinhas para oferecer no natal daí o motivo deste post.
As ideias para presentes económicos e personalizados podem ser encontradas por todo o mundo web, nomeadamente em alguns blogs portugueses que preciosos conselhos fornecem. Em jeito de resumo resolvi expor aqui algumas dessas ideias:
·         Cabazes de Natal
o   Comprados – podemos juntar diversos produtos alimentares (ou não) que sejam comumente utilizados e colocar numa só prenda em jeito de cabaz
o   Feitos em Casa – existem muitas coisas alimentares que podemos fazer em casa (vou dedicar um post para este tema)
o   Mistos – estes foram o ano passado a minha escolha e provavelmente voltaram a sê-lo este ano. Fazer algumas coisas e comprar outras para completar o cabaz. Por exemplo, o ano passado comprei bombons da Hussel para completar o meu conjunto de mistura para tempero, azeite aromatizado e licor de café e whisky.
·         Coisas para a cozinha – aventais feitos por nós (em tecido, reaproveitando panos da loiça), panos da loiça bordados ou com rebordo a croché, bases para tachos (por exemplo com rolhas de cortiça, folhas de revistas entrelaçadas, croché ou trapilho), canecas personalizadas (por exemplo com fotografias, pintadas), frascos ou latas enfeitadas (pintar, forrar com tecido ou com papel, colocar etiquetas personalizadas para o chá, café, açúcar)
·         Coisas para o resto da casa – molduras (compradas e forradas com papel ou feitas totalmente por nós com cartão, rolhas de cortiça, folhas de revista, conchas), velas personalizadas (enfeitadas com tecido, papel, colagens, areia), caixa de costura, caixa de primeiros socorros, saquinhos de cheiros aromáticos (com tecido e pot-pourri que se encontra facilmente em qualquer loja asiática) 
·         Coisas pessoais – cachecóis (feitos de lã, tecido ou croché), bijuteria (com folhas de revista, arame, missangas, trapilho, lã, croché), caixas personalizadas (para revistas, para arrumar os carregadores, para arrumar a maquilhagem, as bijuterias), cesto/caixa de correspondência (personalizar um cesto ou reaproveitar uma caixa), imprimir fotografias para mandar fazer um puzzle, tapete para o rato do computador com fotografia, porta-chaves (com anilhas, rolhas, cápsulas do café, fotografias impressas, croché)
Tudo isto são apenas exemplos, ideias, sugestões que eu tenho guardadas para mim mesma e que resolvi, no sentido do blog, partilhar para quem quiser aproveitar. Estas ideias são práticas para serem aplicadas sempre que quisermos, nos aniversário, em datas especiais ou apenas porque apetece mostrar a alguém que gostamos dela e queremos oferecer uma lembrança.
Deixo a referência a um blog que me inspirou inicialmente para os cabazes de natal, onde podem encontrar ideias já bem trabalhadas e definidas pela autora: A Economia Cá de Casa
Tudo isto são só ideias para dar origem a mais ideias :)

4 comentários:

  1. Eu este ano tenho estado a comprar tudo :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No ano passado consegui fazer metade de compras e metade de home made. Este ano estou um pouco atrasada no home made, mas ainda vou tentar fazer alguns mimos.

      Eliminar
  2. Aqui vai mais uma, só para complicar e acrescentar mais dúvidas: pegar na família ir passar o fim de semana a uma aldeia típica portuguesa e comprar aí, ou nas aldeias vizinhas, os produtos para oferecer. Qualidade superior preço muito inferior.

    Tentei um bocadito á 2 anos mas no ano passado foi o que fiz: desde enfeites para a casa, cozinha, artesanato, meias, camisolas, casacos, potes de mel, queijos, carteiras de cortiça...foi tudo bafejado pelo Made in Portugal e poupei imenso dinheiro (tudo = família e amigos do coração)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está uma excelente ideia, ajudar a economia e ter presentes originais :) E encontramos coisas neste nosso país tão únicas que vale a pena.

      Eliminar