terça-feira, novembro 06, 2012

Hambúrgueres de Cuscuz e Queijo

Por vezes não vos acontece de pensar no almoço ou jantar e concluir que se está um pouco cansado de massa, arroz, batata, salada... coisas mais "normais". Uma alternativa que experimentámos cá por casa depois da viagem a Marrocos foi o Cuscuz. Gostamos imenso e é uma alternativa à tradicional massa. No entanto descobri uma receita em que o cuscuz se torna mais do que acompanhamento e passa a prato principal juntamente com queijo de cabra (adorado cá por casa).

Hambúrgueres de Cuscuz e queijo de cabra

  • 1 chávena de cuscuz;
  • 180g de queijo de cabra;
  • 1 colher (sopa) de raspa de limão;
  • 1 colher (sopa) de sumo de limão;
  • ½ chávena de manjericão;
  • 2 colheres (sopa) de óleo ou margarina
Colocar o cuscuz num prato fundo. Deitar por cima água a ferver de forma apenas a cobrir o cuscuz. Tapar o recipiente (eu uso película aderente) e deixar repousar por 5 minutos. Após esse tempo mexer com um garfo para que se solte.
Num copo uma picadora ou misturadora colocar o cuscuz, o queijo de cabra, a raspa de limão e a salsa. Misturar até a mistura se assemelhar a pão ralado húmido e que seja moldável.
Formar pequenas bolas da mistura e achatar para dar forma de hambúrguer. 
Receita adaptada de uma publicada na revista Saber Viver
Aquecer uma frigideira antiaderente, adicionar o óleo ou a margarina e cozinhar por cerca de 3 minutos de cada lado ou até estarem dourados. Servir com uma salada ou legumes.
Servi os meus com macedónia
Experimentem e depois digam  se gostaram :)

4 comentários:

  1. Respostas
    1. E bastante saborosa assim concordou toda a gente que provou... se bem que eu devo ter colocado um pouco de sumo de limão a mais, mas cá por casa gostamos.

      Eliminar
  2. Bem... tem um aspecto todo gourmet, e eu que também sou doida por queijo de cabra fiquei a babar! :)
    Já foi para a lista de receitas a experimentar!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que o aspeto não era digno de ser chamado gourmet (tenho que praticar mais fazer hamburguers) mas o sabor estava bastante bom :)
      Depois diz-me como correu a experiência!
      Bjs

      Eliminar