Para nos concentrarmos melhor focamos o monitor e deixamos de piscar os olhos com a regularidade que precisamos para os hidratar. Além de que, por norma, os ambientes com computadores são secos e ainda com a agravante de ter ar condicionado também.
Sintomas como irritação, ardência, comichão, vermelhidão nos olhos, dificuldade em focar algo, além de sonolência, dor de cabeça, dor de costas e cansaço são indicativos de que os nossos olhos estão a sofrer, sendo o problema conhecido como Síndrome de Visão do Computador.
Existem algumas dicas que nos podem ajudar a prevenir problemas maiores nos olhos:
- Ter atenção à iluminação do ambiente - estar num sítio com excesso de luz é tão mau como olhar diretamente para o sol. Devemos tentar reduzir as luzes ou sentarmo-nos de forma a que a luz entre lateralmente e minimizar os reflexos do ecrã;
- Cuidar do ecrã - reduzir o brilho do ecrã e colocar o máximo de contraste; ter o ecrã sempre limpo.
- Posicionar corretamente o monitor - a distância entre o monitor e os olhode deve ser de de 50 a 60 cm dos olhos, sendo que a parte superior fica à altura ou abaixo dos olhos, nunca acima da linha ocular;
- Parar e piscar - o cenário ideal é em cada hora descansar 5 minutos do ecrã, no entanto sendo isso difícil na realidade, devemos de 2h em 2h olhar para um ponto distante respirar fundo e calmamente 3 vezes seguidas e piscar bastante os olhos nesse tempo. Sempre que nos lembrarmos devemos piscar os olhos para evitar a secura.
Sem comentários:
Enviar um comentário