domingo, fevereiro 01, 2015

Olhos ao computador

Passar muito tempo em frente a um ecrã, seja de computador, tablet, smartphone ou televisão, é o dia a dia de muitos de nós, uma parte de nós que é muito afetada por esse fator são os olhos.
Para nos concentrarmos melhor focamos o monitor e deixamos de piscar os olhos com a regularidade que precisamos para os hidratar. Além de que, por norma, os ambientes com computadores são secos e ainda com a agravante de ter ar condicionado também.
Sintomas como irritação, ardência, comichão, vermelhidão nos olhos, dificuldade em focar algo, além de sonolência, dor de cabeça, dor de costas e cansaço são indicativos de que os nossos olhos estão a sofrer, sendo o problema conhecido como Síndrome de Visão do Computador. 

Existem algumas dicas que nos podem ajudar a prevenir problemas maiores nos olhos:
  • Ter atenção à iluminação do ambiente - estar num sítio com excesso de luz é tão mau como olhar diretamente para o sol. Devemos tentar reduzir as luzes ou sentarmo-nos de forma a que a luz entre lateralmente e minimizar os reflexos do ecrã;
  • Cuidar do ecrã - reduzir o brilho do ecrã e colocar o máximo de contraste; ter o ecrã sempre limpo.
  • Posicionar corretamente o monitor - a distância entre o monitor e os olhode deve ser de de 50 a 60 cm dos olhos, sendo que a parte superior fica à altura ou abaixo dos olhos, nunca acima da linha ocular;
  • Parar e piscar - o cenário ideal é em cada hora descansar 5 minutos do ecrã, no entanto sendo isso difícil na realidade, devemos de 2h em 2h olhar para um ponto distante respirar fundo e calmamente 3 vezes seguidas e piscar bastante os olhos nesse tempo. Sempre que nos lembrarmos devemos piscar os olhos para evitar a secura.
É importante cuidarmos dos olhos, não custa piscar mais!

Sem comentários:

Enviar um comentário