segunda-feira, abril 22, 2013

Organização - um tema muito vago (1)

Andamos sempre com as ideias de organizar e ser organizado, mas nem sempre é tarefa fácil. Há pessoas que são organizadas por natureza, nem precisam de listas e seguem uma rotina que as ajuda, outras no entanto nem com listas conseguem manter-se organizadas. Cada pessoa é diferente e temos que ajustar as dicas que vamos lendo ao nosso comportamento e modo de estar na vida.
Online, em livros, em revistas fui encontrando ao longo dos tempos várias (inúmeras) dicas sobre organização pessoal, profissional, da casa. Resolvi ir partilhando aqui algumas mas quando comecei a escrever este post apercebi-me que eram já umas quantas dicas. Assim para não ficar algo excessivamente grande e chato de ler, vou dividi-lo e colocando algumas dicas relacionadas com o tema de organização. Assim também não é preciso absorvê-las todas de uma vez que isso também assusta (a mim sim!) :)
Deixo-vos as primeiras:
  1. Não podemos estar constantemente a procurar ser perfeitos, é cansativo e não humano. O ideal é fazermos o melhor que podemos com as nossas limitações e tentar superá-las uma a uma, para evitar desilusões pelo caminho. Aliás com os erros é que se aprende por isso claro que vamos errar no caminho da organização mas faz parte do processo.
  2. Também não é uma solução tentar mudar tudo num dia, devemos promover pequenas alterações na nossa forma de organizar dia-a-dia.
  3. Definir o que queremos fazer num determinado espaço de tempo. Acordar e saber o que temos para fazer em vez de andar pela casa a vaguear e sem vontade de começar nada é bem melhor.
  4. Aprender com as pessoas que nos rodeiam é sempre uma boa opção. Observar e testar coisas que elas fazem para se organizar é um caminho simples de percorrer.
  5. Simplificar a forma como fazemos as coisas no nosso dia-a-dia ajuda a organizar-nos mais rapidamente.

1 comentário: