quinta-feira, janeiro 31, 2013

Suporte Receitas

Num post antigo deixei aqui uma ideia para organizar as receitas, num dossier em pequenos "cartões".
Desta vez encontrei uma forma de dispor esses cartões de receita quando quero fazer uma receita sem ter que levar todo o dossier para a cozinha:

Ainda podemos dar uso às capas de cd's que andam aí por casa!

terça-feira, janeiro 29, 2013

Ler..."Um dia naquele inverno"

Acabei de ler "Um dia naquele inverno" de Sveva Casati Modignani, gostei bastante, aliás tenho tido boas surpresas com os livros desta autora, conseguem sempre levar-me para fora da realidade e querer ler mais (duas coisas que me levam a gostar de um livro).
Conta a vida de uma mulher comum... apaixonada pelos filhos e por um homem que não é o marido, até aqui pode até ser algo muito normal, mas durante a história somos levados a conhecer a família a que ela pertence e descobrir que nem sempre o que esperamos acontece. 
Sinopse
Numa grande mansão, às portas de Milão, vivem os Cantoni, proprietários há três gerações da homónima e prestigiada fábrica de torneiras.
Aparentemente, todos os membros da família levam uma vida transparente, mas, na realidade, todos eles escondem segredos que os marcaram; existem situações que, ainda que conhecidas por todos, permanecem um tema tabu. Omite-se até a loucura de que sofre Bianca, a matriarca desta dinastia.
Um dia, entra em cena Léonie Tardivaux, uma jovem francesa sem dinheiro e sem parentes, que casa com Guido Cantoni, o único neto de Bianca. Léonie adapta-se bastante bem à rotina familiar, compreendendo a regra de silêncio dos Cantoni. Isso não a impede de ser uma esposa exemplar, uma mãe atenta e uma gerente talentosa, que, com bastante êxito, conduz a firma pelo mar hostil da recessão económica. No entanto, também ela cultiva o seu segredo, aquele que todos os anos, durante apenas um dia, a leva a largar tudo e a refugiar-se no Lago de Como.

Mais uma vez, Sveva Casati Modignani cativa o leitor com uma saga familiar que atravessa quase um século da História de Itália, dos anos 20 até aos dias de hoje, colocando em cena personagens encantadoras: homens inteligentes, autênticos e perspicazes, que têm ao seu lado mulheres fortes e inigualáveis, capazes de os aconselhar e apoiar.
Podem ler as primeiras páginas aqui. Boas leituras!

domingo, janeiro 27, 2013

Palitos de Chocolate

Quantas vezes não apetece trincar algo simples, pouco calórico e que nos satisfaça rapidamente? Bem a mim apetece várias vezes... descobri à pouco tempo uma receita que me satisfaz muito essas vontades repentina! Partilho convosco uma receita muito simples e rápida inspirada daqui.

Palitos de Chocolate

  • 100g de farinha de trigo;
  • 2 colheres de (sopa) de azeite;
  • 30g de açúcar;
  • 35ml de água;
  • Sementes de sésamo q.b.;
  • Chocolate negro cortado em pedacinhos q.b.;
  • Sal fino q.b.
Pré-aquecer o forno a 180ºC e forrar um tabuleiro com papel vegetal (eu coloquei o papel vegetal sobre a grelha do forno).
Juntar a farinha, o açúcar, o azeite e a água e amassar muito bem.
Formar palitos e ir dispondo, ligeiramente espaçados sobre o papel vegetal. Polvilhar com algumas sementes de sésamo, o sal e o chocolate os palitos.
Levar ao forno por cerca de 25 minutos ou até que estejam ligeiramente dourados.


Cá por casa ficaram conhecidos como os Mikado (quem se lembra deste jogo?)! Espero que gostem :)

quinta-feira, janeiro 24, 2013

Vales de Desconto (Fast-Food)

Para quem consome KFC, Pizza Hut, Burger King ou Pans & Company  ficam os vales de desconto disponíveis no momento:
  • Pizza Hut - válidos até 28 de Fevereiro de 2013
Disponíveis aqui
  • Burger King - válidos até 31 de Março de 2013
Disponíveis aqui
  • KFC - válidos até 15 de Abril de 2013
Disponíveis aqui

  • Pans & Company - válidos até 30 de Abril de 2013
Disponíveis aqui
Aproveitem :)

terça-feira, janeiro 22, 2013

Facilitar as limpezas

Um dos locais que mais se limpa da casa é a casa de banho. Assim todas as dicas para facilitar essas limpeza são bem vindas. Há coisas que são muito simples que nos podem ajudar no dia-a-dia mas por vezes nem nos lembramos delas. 


  • Aproveitar para lavar o vidro do chuveiro e passar a banheira (ou polivan) com um pano; aproveita-se a humidade do banho e fica logo com outra cara a casa de banho;
  • Os produtos que são utilizados para a limpeza da casa de banho devem ficar arrumados aí mesmo, assim estão sempre ali à mão para uma limpeza rápida;
  • Uma boa opção é ter um cestinho com as coisas que usamos pela manhã, assim é só agarrar  nele usar e  arrumar de novo sem deixarmos os cremes e afins por ali espalhados que depois demora mais para arrumar; 
  • Manter a sanita sempre limpa ajuda na hora da limpeza mais profunda. Todos os dias deitar o desinfetante e passar um toalhete simplifica e ajuda;
  • Não acumular produtos de beleza e do banho que não usamos;
Ficam umas dicas para facilitar o dia-a-dia.

terça-feira, janeiro 15, 2013

Pão com Fiambre

Como entrada por vezes precisamos de algo bem simples e que não nos ocupe tempo a fazer... Uma boa solução para quem tem máquina de fazer pão é criar uns pães diferentes.

Pão com Fiambre e Queijo

·        500g de farinha preparada para Pão Caseiro da Nacional
·        400ml de água (indica menos mas eu coloco sempre um pouco a mais)
·        75g de fiambre
·        75g de queijo da ilha ralado
·        sal q.b.

Colocar na cuba da máquina a água morna seguida da farinha. Colocar no programa de pão básico com o peso e a cor pretendida.
Quando a máquina apita para adicionar os ingredientes, colocar o fiambre cortado fininhos (ou desfiado), o queijo e o sal.
Deixar o programa da máquina terminar e servir quentinho partido aos bocadinhos!

Para quem não tem máquina de fazer pão podemos fazer na mesma o pão, basta seguir uma receita muito simples:
  • 500g de farinha de trigo
  • 500ml de água morna
  • 25g de fermento de padeiro (levedura)
  • sal q.b.
Deve-se dissolver o fermento com um pouco de água morna antes de juntar à farinha. Numa tigela coloca-se a farinha e faz-se um buraco no centro onde se deita o fermento dissolvido em água. Amassa-se muito bem e vai-se juntando a água aos poucos. Continua-se a amassar até que a massa esteja um pouco elástica e não fique colada às mãos. Polvilha-se com um pouco de farinha, cobre-se com um pano (de preferência húmido) e deixa-se a massa repousar durante cerca de 2 horas em ambiente quente. Ao fim deste tempo pode-se juntar os ingredientes extra que se quiser e amassar da forma que quisermos o pão.
Leva-se ao forno e deixe cozer por cerca de 30 minutos.

Quentinho soube mesmo bem!

sexta-feira, janeiro 11, 2013

Caixa para anéis

Há guarda-jóias e guarda-jóias... mas e se fizermos a nossa própria caixinha para guardar anéis?
O que precisamos:
  • Caixa do tamanho pretendido
  • Tecido para forrar a caixa (opcional)
  • Tecido para fazer o suporte dos anéis
Como fazer:
   Se for o caso forramos a caixa primeiro que tudo com o tecido escolhido.
   Com o tecido destinado ao suporte de anéis vamos fazer um rolinho. Dobramos e enrolamos. Depois é colocar na caixa como se fosse uma serpente a fazer "S". Nos intervalos será onde são colocados os anéis.
O tecido que serve de suporte deve ter alguma grossura e deve-se formar os rolo à medida da caixa para ficar apertado dentro dela e os anéis se segurarem.
Fica a imagem para melhor se perceber a ideia.
Que vos parece? Simples não?

quarta-feira, janeiro 09, 2013

Sorrir aos dias sombrios...

Não sei se concordam comigo mas esta altura do ano é sempre um pouco morna... Acabaram-se as festas de Natal, Ano Novo, Reis, aquela época que temos sempre motivo de festejar e andar de bem com a vida. Para quem tem negócios é altura de saldos, se calhar um rendimento mais baixo, as pessoas gastaram as economias em prendas e pagamentos de dívidas, o país parece que não dá sinais de melhoras... se quisermos a lista é infindável!
Por isso mesmo é necessário contrariar essa tendência de tristeza que por vezes até o tempo em sol, frio e chuvoso ajuda a piorar. É mesmo nestas alturas  que precisamos pensar em nós, valorizar o que temos na vida e pensar positivo para um dia-a-dia mais risonho.
Pequenas coisas tão simples que nos podem mudar o humor e colocar um sorriso no rosto. Por exemplo:
  • Todos os dias antes de adormecer pensar nas coisas boas que aconteceram no dia. Lembrar as coisas simples, como por  exemplo ter comida na mesa, roupa para vestir, etc. 
  • Valorizar as pessoas que existem na nossa vida. Dizer a essas pessoas que são  importantes para nós, muitas vezes assumimos que sabem e até sabem, mas ouvir que somos importantes ou dizer faz toda a diferença
  • Fazer algo por nós próprios, algo que gostamos
  • Passear ao ar livre bem agasalhados, em especial nos dias de sol mas frios
  • Reutilizar roupa antiga e transformar numa roupa nova que nos valorize
  • Ver fotografias de momentos felizes, relembrar esses momentos ajuda a senti-los e fazer-nos sorrir
  • Ler um livro agarrados a uma chávena de chá quentinho
  • Sorrir! Sorrir e Sorrir!

segunda-feira, janeiro 07, 2013

Finanças caseiras

Inicio do ano é sempre tempo de reflexões e pensamentos sobre o próximo ano, nomeadamente a parte financeira que tanto nos preocupa. Ora em vez de nos preocuparmos só, temos que ir controlando e fazendo algo para contornar as questões financeiras caseiras.
Tudo pode ajudar, por muito pouco que possa parecer, que sejam 0,05€ aqui e outros ali é sempre uma ajudinha... 
Nada como nos controlarmos com um orçamento, nada de muito complexo, simples e eficaz é o que se quer. Houve um post (Orçamento caseiro da loucura) em que exemplifiquei com o que usamos lá por casa... agora venho apenas reforçar/relembrar a ideia.
Para fazer algo apenas para análise podemos usar diversos exemplos que existem online:
  • Gyplan -  permite adicionar categorias personalizadas
  • MoneyBasis - tem já categorias de custos e receitas definidas
  • Portal da Gestão - um exemplo de uma folha de excel de um orçamento caseiro
  • Dolceta - uma ferramenta portuguesa e gratuita para uso online
  • Microsoft - a própria Microsoft tem vários modelos de orçamentos que podemos utilizar

Tenho a certeza que existem por aí outras ferramentas e formas de controlar e analisar os gastos mensais familiares, partilhem por favor. 

sexta-feira, janeiro 04, 2013

Esparguete Negro com Salmão

Um almoço de domingo para a família às vezes é melhor mantermos-nos nos pratos mais tradicionais, mas, cá por casa dentro da "loucura" incluem-se as experiências mesmo para as pessoas que mais gostamos! Assim um domingo destes em que apetecia massa nada melhor do que testar os paladares mais tradicionais com esparguete negra (aquela de tinta de choco). 

Esparguete Negro com Salmão

(receita realizada para 4 pessoas)
·         350g de esparguete negro (de tinta de choco);
·         2 postas de salmão (ou lombos);
·         200g de cogumelos frescos;
·         1 colher (sopa) de azeite;
·         200ml de natas;
·         75ml de vinho do porto;
·         2 colheres (sopa) de margarina;
·         Sal e pimenta q.b.;
·         nozes picadas q.b.;
·         queijo ralado q.b.

Limpar e cortar os cogumelos.
Num tacho aquecer água com sal para a massa. Adicionar a colher de azeite e depois a massa. Deixar cozer por cerca de 10 minutos (ou até que esteja no ponto desejado).
Aquecer uma frigideira e colocar a margarina. Temperar o salmão com sal. Quando a margarina estiver quente adicionar o salmão e deixar cozinhar 5 minutos de cada lado. Retirar e adicionar os cogumelos e deixar cozinhar por 7 minutos. Entretanto, limpar o salmão de pele e espinhas e lascá-lo em pequenos pedaços.
Na frigideira deitar as natas, o vinho de porto e a pimenta mexer bem. Deixar ferver e adicionar o salmão e os cogumelos e depois a massa. Envolver bem com o molho.
Num pirex deitar a massa, polvilhar com as nozes e o queijo ralado.
Levar ao forno a 200ºC por cerca de 10 minutos. 

Esparguete negro com salmão e cogumelos 
Foi bastante apreciada e fica na lista para uma repetição futura :)
Bom Apetite!