segunda-feira, outubro 26, 2015

Reduzir o consumo de Açúcar

Fala-se muito em reduzir o açúcar na nossa alimentação, mas porquê?
De repente tratamos o açúcar como um veneno, algo que há tantos anos faz parte da nossa alimentação. Lemos muita coisa sobre isso e se calhar em demasia... na minha opinião o açúcar faz mal? Sim em excesso, tal como todo o que comemos. 
Os limites e onde comemos açúcar é que tem mudado ao longo dos anos, exageramos e na maioria dos alimentos que ingerimos temos açúcar mesmo que disfarçado. Serve para realçar o sabor, conservar por ser barato é usado em todo o lado.
O açúcar é apenas energia, quando passa pelo fígado é convertido em gordura. 
A Organização Mundial de Saúde (OMS) reviu as recomendações do que devemos comer por dia este ano: 10% das calorias diárias ingeridas. Por exemplo: um adulto que consome 2000 Kcal por dia não deve ultrapassar as 200 Kcal/dia de açúcar. Cada grama deste hidrato de carbono contém 4 Kcal; logo, o consumo de açúcar deveria ser no máximo de 50g que corresponde.
Olhar para os rótulos do que compro passou a ser uma hábito e ainda me surpreendo em algumas situações onde encontramos açúcar.
A ter em atenção são os vários nomes com que pode aparecer o açúcar nos rótulos:
Sacarose, Glicídeos, Dextrose, Maltose, Maltodextrina, Frutose, Xarope de milho.

Então e como conseguimos reduzir o açúcar que consumimos?
  • Para quem bebe café, tentar reduzir o açúcar que se coloca ou mesmo deixar de o colocar. Pessoalmente só consigo reduzir para meio pacote de açúcar. Uma ajuda é se conseguir colocar canela ou mexer com pau de canela.
  • Reduzir ao mínimo o consumo de refrigerantes e ter atenção que as bebidas light nem sempre têm menos açúcar ou são uma melhor alternativa. Como alternativa podemos investir nos chás de ervas sem adicionar açúcar.
  • Ter menos doces em casa ajuda a reduzir a tentação de os comer. 
  • O pão e os cereais também podem ter açúcar adicionado; se possível fazer o pão por casa ou comprar em sítios que saibam os ingredientes que são colocados no pão.
  • Escolher bem os condimentos de compra, por exemplo preferir a mostarda ao ketchup (se quer mesmo usar um condimento de compra). Podemos optar por ketchup caseiro por exemplo, como o Molho de tomate aromatizado
  • Se puder escolher entre frutos frescos ou secos, devemos optar pelos frescos, por exemplo uvas em vez de passas, figos frescos em vez de secos; Ao perder a água a concentração de açúcar acentua-se nos frutos. 
  • Nos bolos e biscoitos caseiros substituir o açúcar por açúcar amarelo ou mascavado
  • Experimentar usar a Stevia que é um adoçante natural; uma solução que adotei cá em casa foi comprar as folhas de stevia e triturá-las até serem apenas pó e assim ser possível usar como se fosse açúcar.
Como fazem para reduzir o consumo de açúcar? Que alternativas conhecem?

Sem comentários:

Enviar um comentário