quarta-feira, agosto 31, 2016

Abrandar e Respirar!


Hoje em dia tanto corremos de um lado para o outro, não andamos não passeamos, corremos desenfreadamente sem notar por onde ou por quem passamos. Abrandar é a palavra que mais me vem à mente quando penso no nosso dia a dia... mas como é que abrandamos? Temos este ritmo frenético dentro de nós, somo puxados pelo ambiente e pelas pessoas que nos rodeiam a darmos respostas rápidas, tomarmos decisões na hora, entregarmos tudo a tempo e horas (que raramente acontece), os prazos que existem são sempre para "ontem" muitas vezes não exequíveis. Temos que abrandar e respirar, às vezes é só isso que precisamos respirar.

Resultado de imagem para respirarQuantas vezes nos lembramos que estamos a respirar? Quantas vezes os ouvimos respirar? Damos por garantido que estamos e se de repente não estivermos? E só damos conta tarde demais... não estou a falar em algo trágico... simplesmente precisamos abrandar e respirar. Oiçamos a nossa respiração, agora por 1 minuto só ouvir que estamos a respirar. Tentem... eu parei agora ao escrever isto e ouvi... estou viva...respiro!


Temos que o fazer mais vezes, chego a pensar em algo que já li algures que devemos agendar, sim marcar na agenda tempo para respirar. E se tentarmos marcar na agenda, no calendário onde quer que nos lembremos 10 minutos por dia para não fazer nada além de nos ouvirmos respirar, será que somos piores profissionais? Piores pessoas? Será que deixamos de chegar a tempo a algo importante? Tentemos! 10 minutos a ouvir-nos respirar! Digam-me se não vos sabe bem saber que estão vivos nesses minutos.

sábado, agosto 27, 2016

Cogumelos recheados com pimentos vemelhos

Jantar para mim é hora de relaxar desde a sua preparação! Claro que há dias que chego a casa e a vontade é abrir a boca e o jantar levitar até mim, mas há outros que aqueles momentos de abrir o frigorífico e começar a cozinhar me relaxam e fazem desligar dos momentos menos bons do dia.
Uma pequena nota... isto acontece-me mais quando tenho o jantar planeado.
 Foi o caso do jantar que teve um salmão com a companhia destes cogumelos recheados com pimento vermelho.

Os cogumelos são uns eternos aliados lá em casa e o pimento vermelho tornou-se um parceiro deles.
Confesso que tinha o preconceito do pimento ser indigesto em especial à noite, pessoalmente desde que dei uma oportunidade ao pimento diferente do verde não tenho tido quaisquer problemas de fazer a sua digestão seja a hora que for! O pimento vermelho é uma excelente fonte de vitamina C e vitamina A que são antioxidantes e de vitamina B6 e ácido fólico que protetores do sistema cardiovascular, além da fibra que faz tão bem à flora intestinal.

Cogumelos recheados com pimento vermelho

  •        4 cogumelos brancos grandes;
  •        5 colheres (sopa) de azeite;
  •        4 sementes de cardamomo;
  •        1/2 pimento vermelho;
  •        4 colheres (café) de gengibre em pó;
  •        Sal grosso q.b;
  •        1 fatia de queijo flamengo

          Aquecer o forno a 200ºC.
Num recipiente de ir ao forno pincelar o fundo com azeite.
Arranjar os cogumelos retirando a pele e os pés. Picar o pimento vermelho e os pés dos cogumelos. Colocar os cogumelos no recipiente e recheá-los.
Temperar com o sal, o gengibre e as sementes de cardamomo (as quantidades indicadas será uma semente e uma colher de gengibre por cogumelo). Deitar o azeite sobre cada um dos cogumelos.
Levar os cogumelos ao forno por cerca de 30 minutos. Quando faltarem 5 minutos colocar a fatia de queijo dividida por cada um dos cogumelos.

    Simples assim e com tanto sabor para o corpo e alma! 

quarta-feira, agosto 24, 2016

É um retorno?

Será?... Não sei... perguntaram-me porque deixei de escrever ao que respondi que não sinto que tenha coisas novas para partilhar... "Claro que tens!" disseram-me. "É o teu espaço podes escrever o que quiseres!" ... Verdade por isso assim seja sem compromissos, sem promessas.. só o meu espaço para o que der e vier. 
A verdade é que tenho saudades de escrever e ver que posso partilhar o meu dia a dia e talvez até ajudar alguém com o que partilho por isso não custa nada dar-me esse pequeno prazer.
Mudar faz bem e apetece-me mudar o layout do blog para algo mais simples, eu também me estou a simplificar com o passar dos anos :)
Não vou planear e pensar muito sobre o que vou partilhando, talvez me afaste do foco inicial do blog sobre casa e a vida a dois... mas no fundo essa é a minha base porque é a minha vida!
Talvez seja um retorno, talvez sejam só desabafos! O que é certo é que estou cá!
A desGovernanta no seu dia a dia!