O tempo anda complicado de gerir e por vezes a imaginação não aparece para fazer algo diferente para jantar... mas há coisas simples que nos dão tempo de fazer outras coisas. Como por exemplo pratos no forno, o tempo de confeção pode ser usado para arrumar algo ou simplesmente descansar.
Filetes cá por casa nunca são fritos, normalmente o forno é uma opção e desta vez não fugi à regra.
Uma receita rápida e simples...
Filetes "panados" no forno
- 3 filetes de peixe (no caso foi peixe gato);
- 1dl de azeite;
- sal e pimenta q.b.;
- ervas aromáticas (usei aneto e bagas de zimbro);
- pão ralado q.b.;
- farinha q.b.
- 1 ovo;
- 1 colher (sopa) de água
Se os filetes estiverem congelados deve-se deixar descongelar bem para escorrer a água que acumulam.Aquecer o forno a 190ºC.Bater o ovo com a água para ficar mais liquido. Colocar num prato a farinha e noutro prato o pão ralado para envolver nos filetes.Untar um pirex com o azeite. Temperar o pão ralado com o sal, a pimenta e as ervas aromáticas. Passar os filetes pela farinha, de seguida pelo ovo e por fim pelo pão ralado temperado.Colocar os filetes no pirex. Levar ao forno por cerca de 30 minutos. Nos últimos 5/7 minutos aumentar a temperatura do forno para 220ºC e colocar o pirex mais próximo da grelha superior para tostar um pouco o pão ralado.
Cá por casa ficaram com este aspeto e foram servido com um arroz no forno com crosta de ovo
Bom Apetite e aproveitem bem o tempo ;)
Eu e o exercício físico nem sempre nos damos muito bem... ou seja sou preguiçosa para o fazer. E o meu principal problema é começar... depois de calçar os ténis e sair de casa ou começar o exercício sinto-me bem e gosto.
À uns tempos li umas dicas que ajudam a estimular a vontade de fazer exercício, lá vou tentando coloca-las em prática e algumas têm ajudado mesmo, por isso decidi partilhar:
- Escrever numa folha os motivos pelo qual é bom fazer exercício e é necessário. Colocar a folha num sítio visível da casa!
- Estabelecer um objetivo, seja ele perder peso, manter o peso, aumentar a flexibilidade, tonificar os músculos, aumentar a resistência ou simplesmente fazer exercício.
- Colocar uma tarefa na agenda programando os dias de treino e o treino em si. Além de colocar na agenda há que encarar isso como se fosse uma reunião ou uma consulta que não podemos faltar.
- Se objetivo for perder peso não esquecer de pesar regularmente, uma vez por semana por exemplo.
- Para ser mais fácil é melhor escolher uma modalidade em que nos sentimos mais à vontade.
- Usar um programa do telemóvel para monitorizar o exercício, ver as calorias perdidas ou os km percorridos se for esse o objetivo. Outra opção é comprar um relógio específico para isso, inclusive os que têm a banda cardíaca para ajudar a ser uma medição mais precisa.
- Se fazemos exercício depois do trabalho é boa ideia ter o saco com o equipamento sempre pronto no carro ou à porta de casa.
Pode ser que algum deste pontos ajude a combater a falta de vontade!