sexta-feira, maio 31, 2013

Quiche de Salsicha, Cogumelos e Ricotta

Salsichas, cogumelos estes pequenos alimentos que conseguimos sempre ter por casa servem para nos ajudar em muitos pratos rápidos.
E se de repente nos apetecer uma quiche?! Cá estão uns belos (e baratos) ingredientes para juntar, no caso da receita que vos deixo hoje foi até para aproveitar uns brócolos que andavam lá perdidos e o queijo ricotta.

Quiche de Salsicha, Cogumelos e Ricotta

  • 230g embalagem de massa folhada ou quebrada;
  • 1 lata de salsichas (de 6/8);
  • 185 lata pequena de cogumelos;
  • 150g de queijo ricotta;
  • 30g de queijo ralado;
  • 50g de brócolos;
  • 200ml pacote de natas;
  • 2/3 ovos (depende do tamanho da tarteira);
  • sal, pimenta e orégãos q.b.
Aquecer o forno a 180ºC.
Misturar as natas com os ovos e bater bem. Adicionar sal, pimenta, orégãos e o queijo ralado. Cortar as salsichas, os cogumelos e os brócolos em pequenos pedaços e juntar à mistura dos ovos.
Forrar uma tarteira com papel vegetal e a massa folhada. Picar a massa com um garfo levemente para cozinhar melhor.
Deitar o recheio da quiche por cima da massa folhada. Colocar pequenas colheradas do queijo ricotta por cima do recheio.
Levar ao forno a cozinhar por cerca de 30min (ou até que fique dourada).

Recomendo a combinação de ingredientes, aprovado e comprovado até por crianças ;)

quarta-feira, maio 29, 2013

De caixotes a estantes

Há muitos usos a dar às coisas que temos por casa, há também muitas formas de decorar originalmente e de forma económica. Fica uma ideia para criar pequenas "estantes" na parede para colocar por exemplo livros!
Um caixote de madeira pode dar origem a uma estante semelhante a esta:

Para ser mais fácil de perceber como fazer podem seguir o passo a passo aqui.

segunda-feira, maio 27, 2013

Organização - um tema muito vago (4)

Mais umas dicas para ajudar a nos organizarmos no dia-a-dia:
17.      No entanto é preciso descansar! Há dias em que é mais rentável descansar do que cumprir o planeamento de tarefas, sim porque se estamos cansados se calhar não vão ficar bem feitas e vamos ter que repetir a tarefa (trabalho duplicado não é bom!).
18.      Por onde começar a arrumar? Há quem diga o quarto, a cozinha, etc… pessoalmente prefiro começar por onde passo mais tempo ou onde está mais desarrumado. Assim vou logo notar diferença nas tarefas que faço e entusiasma mais para continuar se começarmos por algo que se sinta mais.
19.      Arrumar logo a seguir usar! Se fomos consultar um livro, uma revista, um documento devemos arrumá-lo no seu sítio de seguida. Caso contrário começamos a ter coisas espalhadas pela casa e isso complica na organização. É simples desarruma, arruma.
20.      Ter um cabide logo na entrada ajuda a não ter os casacos, as malas espalhados pelas divisões da casa. Habituarmos-nos a chegar a colocar sempre aí as coisas ajuda logo a organizar a casa.
21.      Destralhar é algo que está muito em voga e isso deve-se a algum motivo. Ter coisas que não usamos só servem para ocupar espaço e tempo para cuidar delas. Se não usamos não precisamos delas.
22.      A dica anterior vai de encontro a outra dica que é apenas comprar o que se precisa realmente. Pensar antes de comprar no porquê precisamos daquilo, no uso que vamos dar àquilo, se não temos já algo que faça o mesmo efeito.

quarta-feira, maio 22, 2013

Melhorar o humor com comida

Há dias em que nos sentimos simplesmente para baixo, bad mood, tristes, etc. Isso pode ter inúmeras origens, mas muitas vezes a falta de serotonina provoca esse acessos de mau humor e depressão. A serotonina é um neurotransmissor que fornece impulsos nervosos ao cérebro para sentirmos bem estar. De forma a ser produzido este neurotransmissor à que ter no organismo uma boa quantidade de triptófano, vitamina B6, vitamina B12, ácido fólico Ómega 3.
Existem, no entanto, alimentos que nos ajudam a melhorar o humor... deixo-vos as ideias que podem ajudar a melhorar um dia menos bem humorado:
  • Leite - Rico em triptófano
  • Alface - Conhecida como sendo um alimento calmante 
  • Ovo - Este alimento é uma fonte de vitaminas (A, D e B) e minerais (fósforo, ferro e zinco)
  • Salmão - Rico em Ómega 3
  • Pimenta - Aumenta os níveis de endorfina outro neurotransmissor responsável por uma sensação de bem estar 
  • Espinafres - Contém ácido fólico e vitamina B que ajudam na formação de serotonina e no combate ao stress.
  • Banana - Fruto conhecido por fornecer energia, contém um tipo de proteína que o nosso corpo converte na bela serotonina. 
  • Laranja - Fruto calmante
  • Aveia - Rica em triptófano
  • Chocolate - Rico em triptófano e magnésio (conhecido por aliviar os sintomas de stress e mau humor)
Bem agora sempre podemos fazer algo para melhorar aquela má disposição em alguns dias ;)

segunda-feira, maio 20, 2013

Atum com Chá Verde

Se há receitas de culinária que inspiram cá por casa são as do Jamie Oliver, então aquelas maravilhas dos 30 ou dos 15 minutos que ficam com um aspeto tão delicioso!
Normalmente não seguimos à risca a receita completa, inventamos, atalhamos ou adaptamos ao que existe por aqui na despensa. Há ingredientes um pouco mais complicados de ter à mão, por isso toca de improvisar.
A receita que partilho hoje saiu de uma dessas experiências. Originalmente a receita do Jamie chama-se Atum Asiático tostado, para nós não chegou ao asiático, ficou lá perto, mas muito bom e já repetido por várias vezes.

Atum com Chá Verde

  • 1 lombo de atum;
  • 1 saqueta de chá verde;
  • 1 colher (sopa) de gengibre em pó;
  • sementes de sésamo q.b.;
  • sal e pimenta q.b.;
  • 1 colher (sopa) de azeite
Temperar o lombo de atum com sal e pimenta a gosto. Num prato deitar o conteúdo da saqueta do chá, as sementes de sésamo e o gengibre. Misturar bem. Colocar o atum nesta mistura e pressioná-lo para que a mistura do chá e sementes fiquem bem agarrados ao atum.

A preparação... aqui foi numa tábua
Entretanto levar uma frigideira ao lume e assim que esteja quente deitar o azeite. Assim que azeite esteja quente colocar o atum e deixar cozinhar cerca de 1 minuto de cada lado (ou menos se assim preferir). Para quem quiser pode deixar cozinhar completamente o atum, mas este prato é semelhante ao sushi, quanto menos cozinhado o atum melhor saberá.

O atum braseado... servido com legumes
Algo que recomendo vivamente que experimentem o menos cozinhado possível para quem gosta de sushi claro está. O efeito é semelhante ao sushi que se come braseado ou flamejado.
Bom Apetite!

sábado, maio 18, 2013

Programas Aquáticos

Para quem aprecia atividades relacionadas com o meio aquático, nomeadamente em rio tem este fim de semana no Tejo pelo menos dois programas.

Do lado sul do rio, o Maio Património do Seixal comemora nos vários recursos museológicos do concelho o 31º aniversário do Ecomuseu Municipal do Seixal, o Dia Internacional dos Museus, a Noite dos Museus e as Jornadas Europeias dos Moinhos e do Património Moageiro. As comemorações englobam espetáculos, exposições, ateliês, visitas temáticas e passeios no Tejo. 
Consultar mais informações em: 

No lado norte do rio, decorre no Centro Naútico de Algés, a 2ª edição da Feira Naútica do Tejo. Neste fim de semana e no próximo podemos encontrar exposições, aulas de fitness, batismos de vela e barco a motor, passeios de barco, aluguer de bicicletas e segways, sessões de Sea & Cooking, num ambiente bem junto ao rio.

Consultar mais informações em:
Aproveitem... mesmo que o sol não espreite sempre vale a pena passear junto ao rio Tejo!

quinta-feira, maio 16, 2013

Organização - um tema muito vago (3)

E cá vamos no terceiro post sobre a organização quer seja pessoal ou da casa. Eu bem tinha dito no primeiro post que tinhas aqui muitas dicas guardadas :)


12.                   Organizar o computador, ou seja não ter o ambiente de trabalho cheio de documentos que às tantas já nem sabemos porque os temos ali. Colocar em pastas organizadas por temas ou datas ajuda na procura quando precisamos de algo.
13.                  Tal como os documentos físicos devem ser arrumados todos no mesmo sítio para facilitar na altura de procurar. Uma boa ideia para isto são dossiers com separadores por temas ou uma pasta daquelas que têm várias bolsas.
14.                  Um ponto de desorganização óbvio e simples é o correio e a publicidade. A maioria das pessoas ainda recebe 99% das suas correspondências por correio (as contas da luz, da água, do gás, os seguros, as cartas do banco, etc) tiramos do correio e pousamos em qualquer lugar quando se chega em casa. Alto! Logo começa aí a desorganização… e se tivermos um cestinho simples (pode ser feito em casa com caixa de cereais ou caixa de sapatos por exemplo) logo na entrada da casa para colocar as cartas ótimo. Melhor ainda seria abri-las e colocá-las logo na pasta de organização. Ou ter um sítio para dividir por categorias as cartas que chegam, por exemplo aqueles tabuleiros de secretária.
15.                 Uma coisa que todo o ser humano é especialista é em dar desculpas! Para nos organizarmos é necessário parar de “inventar” desculpas, que não temos tempo, que não temos o material que precisamos, que faz frio, que está sol! Enfim tudo são boas desculpas, mas se temos coisas para fazer quanto mais depressa as fizermos mais tempo temos para “aproveitar as desculpas”.
16.                  Pensar na organização como uma rotina pode levar a acharmos que isso é algo chato de se fazer… se listarmos as tarefas que temos para fazer e as formos riscando consoante fazemos entusiasma. Pessoalmente não apologista de fazer as mesmas tarefas todos os dias da semana, por exemplo a limpeza da casa não tenho dia certo, vamos rodando as atividades de limpeza consoante sentimos necessidade.
Até ao próximo!

terça-feira, maio 14, 2013

Porta Revista de Cabide

Para quem ainda tem aqueles cabides de arame por casa e já não gosta de os usar, mas deitar fora é mal empregado não é verdade... fica aqui mais uma ideia para os reutilizar.

Num passo simples dobrando as extremidades do cabide para baixo e depois o meio para cima:


Depois é só pendurar e utilizar!

sexta-feira, maio 10, 2013

Batatas Gratinadas - um acompanhamento

Às vezes cansamos nos de fazer (e comer) sempre os mesmos acompanhamentos dos pratos principais. O tradicional arroz branco, a massa cozida e as batatas cozidas precisam de uma folga de vez em quando. Assim nada como aproveitar para acompanhar com algo diferente.
Estas batatas acabam por serem simples de fazer e o tempo que levam pode ser aproveitado para se dedicar ao prato principal.

Batatas gratinadas

·         3 batatas médias;
·         1 cebola média;
·         1 dl de azeite;
·         sal e pimenta q.b;
·         1 caldo Knorr de carne a gosto;
·         1 pacote de natas;
·         queijo ralado q.b.

Aquecer o forno a 180ºC.
Lavar muito bem as batatas. Cortá-las em rodelas médias (não tão finas como e fosse para fritar. Colocá-las num tacho e cobrir com água a ferver, deixar cozinhar m lume médio por cerca de 10 minutos ou até que estejam cozidas (mas sem que se desfaçam).
Entretanto cortar a cebola em rodelas para dentro de um tabuleiro de ir ao forno. Regar com o azeite, sal, pimenta e o caldo Knorr desfeito num pouco de água. Levar ao forno até que comecem a ficar douradas. Juntar as batatas bem escorridas. Deixar cozinhar por cerca de 5 minutos.
Adicionar o pacote de natas e o queijo ralado envolvendo bem as batatas e a cebola. Gratinar (colocar junto da grelha superior do forno) por cerca de 7 minutos ou até que fiquem douradas a gosto. 

terça-feira, maio 07, 2013

Peito de Frango Recheado no forno

Há dias em que não se sabe mesmo o que fazer para jantar e depois chega-se tarde a casa e tem-se uma surpresa!
Num desses dias tinha uns peitos de frango recheados à minha espera, foi só inventar um arroz para acompanhar :)

Peito de Frango recheado

  • 4 peitos de frango;
  • 4 fatias de queijo;
  • 4 fatias de fiambre;
  • sal e pimenta q.b.;
  • margarina q.b.;
  • pão ralado, sementes de sésamo q.b.;
  • 1 ovo;
  • 0,5dl de leite
Abrir os peitos de frango de um dos lados e rechear com queijo e o fiambre (pode substituir-se por bacon). Fechar os peitos com palitos de forma a que o recheio não transborde. Temperar os peitos com sal e pimenta.
Aquecer o forno a 180ºC.
Misturar um ovo com o leite. Molhar o frango na mistura do ovo e passar pelo pão ralado. Colocar os peitos de frango num tabuleiro de ir ao forno untado com margarina (usar a margarina liquida). Polvilhar com as sementes de sésamo.
Levar ao forno durante cerca de 30 minutos. 


Uma bela ideia para uma espécie de panados sem fritar.

domingo, maio 05, 2013

Ideia para um Cartão

Uma ideia para um cartão de aniversário, comemoração, dia da mãe... qualquer motivo serve...
Imagem retirada da web

Nos pequenos envelopes podemos colocar mensagens a lembrar o quão especial a pessoa que recebe o cartão é para nós.

quinta-feira, maio 02, 2013

Organização - um tema muito vago (2)

Na continuação do primeiro post que fiz sobre o tema da organização, vamos ver são úteis mais umas dicas:
6.                   Resolver as coisas assim que aparecem em vez de as acumular. Então se for aquelas coisas que se resolvem em 5 minutos é mesmo de fazer logo.
7.                  Planear o dia seguinte no que for possível ajuda a antecipar e resolver problemas que possam surgir, como por exemplo a roupa do dia seguinte, ou o trajeto que temos que fazer, ou o que vamos comer durante as refeições do dia. Antever as tarefas que teremos no dia seguinte ajuda a organizar o dia antecipadamente.
8.                  Andar sempre com uma agenda ou um bloco de notas por perto ajuda a anotar as coisas que precisamos fazer. Isso também ajuda a atribuir prioridades as tarefas que temos em mãos.
9.                 Dividir as tarefas entre fáceis e mais complicadas (ou aquelas que gostamos mais ou menos) e realizar as mais complicadas na altura do dia que temos mais energia (cá para mim são as primeiras a fazer durante o dia).
10.                  Quando estamos com uma tarefa em mãos complicada que não nos apetece fazer o melhor mesmo é focarmos-nos nela para a terminarmos mais depressa.
11.                 Dar prioridades a tarefas semanais (nomeadamente as rotineiras) e ir revendo essas prioridades à medida que se despacham tarefas.