sexta-feira, setembro 20, 2013

Menos sal mais saúde

Como bons portugueses que somos gostamos da comida bem condimentada, quer seja molhos, picantes ou pimentas ou o simples sal há que se sentir o tempero.
O sal nem sempre é o melhor aliado da saúde, aliás em excesso é mesmo muito prejudicial para problemas como a hipertensão e problemas renais.
Assim sendo damos cada vez mais importância aos seus substitutos. Por vezes podem não ser exatamente substitutos mas temperos que nos animam o paladar sem necessitarmos do sal, alguns exemplos são:
  • Alho - depois de cozinhado tem um sabor suave e é muito usado em quase todos os pratos da cozinha portuguesa, as sopas, as carnes e peixes, em molhos, na manteiga. É útil para ajudar a diminuir a pressão sanguínea e a reduzir o colesterol.
  • Cebola - mesmo que nos faça chorar devemos usá-la bastante nos cozinhados, com o seu sabor ácido previne a ação de algumas bactérias e fungos prejudiciais ao nosso organismo ajudando na prevenção de trombose e aterosclerose.
  • Limão - com o seu sabor ácido característico do citrino, utiliza-se muito em marinadas, como tempero de carne, peixe e saladas, dando ainda um sabor especial aos molhos e bebidas.
  • Gengibre - tem um sabor picante que deve ser controlado para saborearmos comida onde o colocamos, por exemplo marisco, peixe e frango.
  • Açafrão - apenas uma pequena pitada é suficiente para dar cor e sabor aos cozinhados, mais usado em pratos de peixe, arroz e em molhos.
  • Ervas frescas - como os coentros, a hortelã, o manjericão, o tomilho, o alecrim são excelentes para aromatizar quase todos os pratos. Se usarmos em pratos quentes só devemos colocá-los nos últimos minutos de cozedura para manterem a frescura. Quando usados nas marinadas devemos esfregá-los na carne ou peixe para que o seu gosto se entranhe.
  • Cominhos - com um aroma forte e parece que sabor amargo, usados em carne, peixe e molhos em especial para assados.
  • Pimenta - o seu sabor picante faz-nos esquecer do sal e ainda ajuda a diminuir o colesterol.
  • Caril - já por si só uma mistura de especiarias (tendo por base açafrão-da-terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela) que pode ser usado em especial em aves, peixe, arroz e massas.
Podemos transformar os pratos tradicionais simplesmente retirando ou reduzindo o sal e colocando alguns destes temperos. Cá por casa tentamos usar muitos temperos diferentes e misturas saborosas que nos surpreendem sempre :)

Sem comentários:

Enviar um comentário