sexta-feira, agosto 31, 2012

Uma entrada rápida...

Quando quiserem preparar algo simples e rápido para uma entrada podem fazê-lo de forma baratinha também :)
Um dia que iríamos ter visitas para o almoço queríamos algo para entrada mas foi uma lembrança assim em cima da hora de almoço. Havia tostas pequenas, queijo fresco de barrar (tipo Philadelphia)... toca a colocar a imaginação a funcionar.
Só barrar as tostas com o queijo pareceu demasiado simples, adicionámos ananás e um toque de manjericão fresco e posso dizer-vos que ficou uma combinação deliciosa de sabores não esperada :)


Tostas de Queijo e Ananás
  •          Tostas pequenas q.b.;
  •          Ananás ou abacaxi q.b.;
  •          Queijo de barrar (tipo Philadelphia);
  •          Manjericão q.b.
Picar o manjericão. Cortar o ananás em pequenos pedaços que caibam em cima da tosta.
Barrar as tostas com o queijo. Colocar os pedaços de ananás. Polvilhar com o manjericão picado. Servir fresco.


Tostinhas de queijo e ananás
Não sobrou uma só para contar história e a receita entrou diretamente para o dossier das receitas lá de casa!
Que sugestões de entradas rápidas e baratas deste género andam por aí?

quinta-feira, agosto 30, 2012

4. Coisas simples - Filmes

Maratona de cinema... Ver filmes seguidamente... algo que parece simples e fácil por vezes é quase impossível de fazer! Arranjar o tempo e a disponibilidade para sentar em frente ao ecrã é complicado. Por isso entra na minha lista de coisas simples que devemos fazer de vez em quando.
Um taça de pipocas (ou algo a gosto... eu prefiro um bom pacote de gomas!) e toca a ver os filmes que estão em lista de espera.
A outra opção é ir ao cinema e ver mais do que um filme, sair de um e entrar noutro como se o mundo real não existisse e apenas o mundo de ficção dos filmes, aquele mundo surreal que tantas vezes toca na realidade em muitos pontos! Deixar-nos levar pela história e esquecer o dia-a-dia que por vezes não é o mais desejado. Pessoalmente gosto muito de ver filmes de comédia no cinema, não sei porque mas o riso dos outros é contagiante e rir assim em público parece que ainda é melhor!
Quem é que não gosta de um filme?

terça-feira, agosto 28, 2012

Não às folhas espalhadas...

Por vezes andamos com molhos de folhas soltas espalhadas ou juntas mas em risco iminente de se espalharem, ou podemos precisar apenas de uma parte das folhas que temos num dossier...
A navegar na internet descobri esta ideia muito simples, prática e até de efeito bonito para ter sempre as folhas juntas e sem correr o risco de ter que as apanhar do chão uma para cada lado!
Apenas se precisa de um elástico e um clip:
imagem retirada da internet
  1. Furar as folhas 
  2. Passar o elástico pelos furos
  3. Prender o elástico com o clip

Eficaz e simples!

segunda-feira, agosto 27, 2012

Bolo de Iogurte e Limão

Num dia em que apetecia um bolo mas o tempo não era muito, lá fui pesquisar nas minhas receitas a testar e encontrei uma receita de bolo de iogurte e outra de bolo de limão, o pensamento foi "porque não juntar as duas?"
Sei que existem muitas receitas por aí deste tipo, fica mais uma rápida e fácil para experimentarem.
Bolo de Iogurte e Limão
  •          125g de iogurte natural (1 copo);
  •          4 ovos;
  •          3 copos de açúcar (utilizar o copo do iogurte);
  •          3 copos de farinha;
  •          1 colher (chá) de fermento em pó;
  •          Raspa de 1 limão;
  •          Sumo de 1/2 limão;
  •          3 colheres (sopa) de café solúvel
Numa tigela grande juntar os ovos, o iogurte e a raspa de limão e misturar tudo muito bem. À parte juntar o açúcar, a farinha, o fermento e o café solúvel. Adicionar ao preparado do iogurte. Envolver bem.

Levar ao forno a 180ºC por cerca de 35 minutos (usei uma forma redonda sem buraco mas pode ser feito em qualquer tipo de forma). Acabado o tempo testar com o palito se está com a textura desejada. Ainda quente furar com um garfo ou um palito. Espremer o sumo de limão por cima do bolo para que fique bem molhado (se quiser pode utilizar o sumo do limão inteiro).
Bolo de Iogurte e Limão
Ficou delicioso e foi bem rápido de fazer.
A simplicidade das coisas torna-as apetecíveis :)

domingo, agosto 26, 2012

Valorizar as coisas simples...

Muitas vezes não damos valor às coisas simples... e só sentimos falta delas quando não as temos mais... Em vez de esperar pelas "grandes" coisas, os "grandes" acontecimentos, os "grandes" dias são todos os dias, diversos momentos durante um dia podem ser especiais... Há que lembrar que as coisas simples são as mais especiais :)
Bom Domingo :)

sexta-feira, agosto 24, 2012

No regresso às aulas...

Estamos quase em Setembro, quase a recomeçar a rotina da época escolar, quem estuda ou tem filhos sabe que estas últimas semanas são de preparação para mais um ano lectivo que aí vem. Se há coisas que me lembro com saudades é de quando vinham os livros novos, os cadernos novos, o poder imaginar aquilo dali a uns meses todos escritos! Pessoalmente sempre gostei de enfeitar os meus cadernos, personalizá-los, nunca precisei de cadernos de marca ou cheios de bonecos, gostava de os colocar à minha vontade. Podiam ser aqueles de capa preta ou azul que depois eu tratava de os maquilhar e identificar consoante as disciplinas. Acredito que hoje em dia todos os estudantes adorem aqueles cadernos já cheios de cor e desenhos, mas e se os pudesses colocar ao seu gosto?!
Uma boa forma de poupar alguns euros neste ínicio escolar é personalizar os cadernos ou reutilizar aqueles que quase não se gastaram folhas no ano passado.
Pode-se decorar os cadernos com as mais variadas coisas:
  • Cartas
  • Recortes de revistas
  • Tecido
  • Feltro
  • Fotografias
  • Frases
  • Desenhos feitos diretamento no caderno
  • Areia da praia (colar)
Ficam alguns sites com ideias:
Ao fazer uma pesquisa rápida no google (ou no youtube) encontramos imensas ideias para decorar cadernos. Claro está que também se podem debruçar sobre as imensas promoções que hipermercados e afins andam a fazer ;) Tudo o que é loja aproveita para promoções de regresso às aulas:
No blog Descontos foi feito uma excelente recolha de preços comparativos de alguns materiais escolares, fica o link que vale a pena consultar:

No meio de tanta despesas escolares se pudermos poupar alguma coisa e ainda os estudantes lá de casa terem uns cadernos diferentes toda a gente sai a ganhar ;)

quinta-feira, agosto 23, 2012

Esfoliante caseiro

Época de praia, manter a pele bronzeada mas limpa de células mortas, lisa e macia... Os esfoliantes de compra por vezes podem ser dispendiosos para serem bons e nem sempre os gastamos no seu tempo de utilização, por isso pensei que nada melhor do que fazer um esfoliante caseiro que fazemos quando queremos usar e apenas o que precisamos sem desperdício nem dinheiro investido.
Há já uns anos que conheço uma receita de açúcar com mel muito simples e ótima para amaciar a pele:

Esfoliante de Mel

  • 1 chávena de mel
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
Encontrei há uns tempos uma receita de um com banana que ainda não experimentei mas parece apetecível :)

Esfoliante de Banana


  • 2 bananas médias
  • 3 colheres (sopa) de açúcar

Descascar as bananas e esmagá-las. 
Em qualquer uma das receitas devemos misturar tudo muito bem. Aplicar com massagens circulares sobre a pele molhada. Deixar atuar 1/2 minutos. Retirar com água abundante.
Já experimentaram fazer esfoliantes caseiros? Com que receitas?

quarta-feira, agosto 22, 2012

Onde encontrar vales de desconto?

Um dia destes em conversa com a minha amiga I. estava a dar-lhe a conhecer aqui a ALoucuraLáDeCasa e ela perguntou-me onde se consegue arranjar os belos vales de desconto. Ora pensei que podia partilhar o meu conhecimento (sempre em crescimento) aqui mesmo! O que sei sobre este tema tenho aprendido muito em diversos blogs e com a experiência que vou adquirindo de ter uma casa.
Pretendo com este post dar-vos uma ideia de sítios onde se podem encontrar vales de desconto:
1.      Marcas – enviar email a pedir a algumas marcas por vezes enviam vales de desconto, nem sempre resulta mas também enviar um email não tem encargos ;) inscrever nos sites também resulta em envio de descontos em alguns casos (por exemplo: Ariel, Pescanova, L'Oreal, Iglo, Nivea) . Por vezes colocam na caixa do correio mesmo sem pedir (por exemplo: a Unilever já tem distribuido vales de desconto para várias marcas; a Compal também)
2.     Produtos – juntos dos produtos nos supermercados vão aparecendo vales de desconto, por exemplo a manteiga Flora lançou um pack (à algum tempo) de 2 embalagens com vales de desconto no valor de 15€ lá dentro; para a Calvé Yogonese encontrei vales junto das mesmas.
3.     Supermercados – seja em talão ou em cartão alguns supermercados dão cupões de desconto, como o Continente, o Minipreço, o Eleclerc, etc.
4.     Revistas de Supermercados – a Magazine do Continente e a Sabe Bem do Pingo Doce têm vales de desconto para utilizar em cada um dos hipermercados. A cadeia de lojas Amanhecer permite pedir a revista online que tem com vales para usar em várias mercearias.
5.     Revistas – Cada vez mais se encontra nas revistas vales de desconto (só preciso estar atento para ver se compensa o valor que se dá pela revista), por exemplo: a Saberes e Sabores da Vaqueiro, a Saber Viver, a Mulher Moderna de Cozinha, a Activa, a Maxima, Teleculinária, a Happy, entre outras.
6.     Jornal de Notícias – Na compra do Jornal de Notícias é possível ter diariamente descontos referi essa fonte no post Vales de Desconto- Jornal de Notícias.
7.     Facebook – diversas marcas estão a lançar campanhas no Facebook através de aplicações que permitem imprimir vales de desconto (exemplo: L’Oreal).
8.     Site ParaMim – este site depois de nos inscrevermos envia com alguma regularidade (supostamente trimestral) descontos para casa (nesta altura está a decorrer uma nova campanha de envio dos vales)
10.     CouponXare – aplicação existente no Facebook que regressou agora de manutenção. Tinha cupões de desconto para utilizar exclusivamente nos hipermercados Continente neste momento já se podem utilizar também no Jumbo e Pão de Açúcar. Acumula-se moedas por visitar diariamente a aplicação e oferecer vales aos amigos, depois troca-se essas moedas por vales que se imprimem para apresentar na caixa do hipermercado.
Exemplos de vales de desconto
Espero ter dado uma ajuda com este post a quem procura vales para ter descontos em diversos produtos. Tal como disse acima muita da informação que recolho sobre vales de desconto foi aprendida em vários blogs como por exemplo os que tenho referidos na seção “O que gosto de visitar”.
Conseguem encontrar vales de desconto de outras formas? Querem partilhar ideias para encontrar descontos?

terça-feira, agosto 21, 2012

Molho Pesto

O manjericão lá de casa já vai dando umas folhinhas e no outro dia deram-nos um molho enorme delas, ora para não deixar estragar tentei colocar manjericão em quase tudo o que fazia até que o homem lá de casa teve a ideia de fazer molho pesto. Nunca tinha feito mas ele tinha visto a receita num programa de televisão e lá deitou mãos à obra. Fizemos e guardámos num frasco no frigorífico e lá está sempre que precisamos é só usar!
Partilho a receita que usámos:

Molho Pesto
  • 30g de folhas de manjericão;
  • 100g de queijo parmesão;
  • 1 dente de alho;
  • 50g de nozes picadas (ou outro fruto seco como pinhões, amêndoas, etc);
  • azeite q.b. (depende do gosto pessoal relativamente à espessura do molho)
Numa picadora misturar todos os ingredientes até obter um molho consistente.

O nosso ficou assim no frasco (só tinha era um frasco de 500ml vazio), resultou em cerca de 200ml:
Molho Pesto
Experimentámos logo nesse mesmo dia com esparguete que foi feita para acompanhar uns panados no forno. Faz com que a massa fique deliciosa e sem molhos calóricos ou cheios de aditivos. Acho que vamos começar a fazer mais molhos assim cá por casa.
Que molhos costumam fazer por casa?

segunda-feira, agosto 20, 2012

Cabide funcional

Encontrei um dia destes uma boa ideia para quem tem problemas de espaço em casa e queria ter um cabide multiusos lá para casa. Além de ocupar pouco espaço e ser funcional é de autoria de um designer português.
Até tem nome: apresento-vos o Andy:
Andy fechado pode servir como quadro

Andy na sua versão cabide
Pode-se consultar mais em:
http://greensavers.sapo.pt/2012/08/07/designer-portugues-cria-cabide-minimalista-para-casas-com-pouco-espaco-com-fotos/

sábado, agosto 18, 2012

Ervas Aromáticas em casa

Sempre gostei muito de ervas aromáticas e especiarias. Hoje em dia e cada vez mais se encontram utilizações diversas para elas. Também se fala muito e vêem-se muitas hortas caseiras destas plantas. Não ocupam muito espaço, podem ser plantadas em diversos tipos de vasos e muitas duram todo o ano a dar as folhas que usamos para aromatizar as refeições.
Não temos varanda cá por casa, mas tentámos sem sucesso plantar algumas em Fevereiro, não sei se foi a forma como plantámos, se foi o fato de não apanharem muito sol, sei que não vingaram. No entanto em Junho, trouxemos um manjericão plantado num vaso pequenino com apenas umas 4 folhas, agora tem crescido (sempre para cima nunca para os lados) e já tem este aspeto:
 

Gostamos bastante do sabor que estas folhas dão aos pratos cá de casa. Uso em especial para massas e saladas. Uso também muito hortelã mas isso vem de casa da minha avó que lá lhe cresce muito facilmente. 
Estamos a pensar em experimentar comprar mais plantinhas destas para casa. Quais me sugerem? De que forma usam ervas aromáticas? Têm em casa?

sexta-feira, agosto 17, 2012

Puré Caseiro

É verdade que não aprecio nada aquele puré de pacote que servem em tanto lado. É só juntar água! Não aprecio, ainda me conseguem enganar se fizerem com leite e colocarem lá os temperos e tal, mas só com água a saber a "pacote" nah!
Gosto do sabor da batata no puré, sim porque batata só cozida não me faz correr atrás, mas se for ali esmagada, temperada sabe-me mesmo bem.
Por sorte tenho um homem em casa que faz um puré que fica sempre bom :)
Resolvi partilhar a receita que fazemos para 2 pessoas, porque sempre que pesquiso receitas aparece-me para 3/4 pessoas e às vezes não sai muito bem.

Puré de Batata

  • 500g de batata;
  • 2 colheres (sopa) de margarina;
  • 100 ml de leite (varia consoante o gosto pessoal);
  • sumo de 1/2 limão;
  • 1 colher (chá) de noz moscada (de preferência moída no momento);
  • 1 colher (chá) de pimenta (de preferência moída no momento e se possível preta);
  • Sal q.b.
  • 1 ovo;
Cozer as batatas em água fervente e sal por cerca de 20 minutos ou até que a batata esteja bem cozida (custa menos a esmagar).
Esmagar as batatas ou utilizar o passe-vite.
Levar de novo a lume médio. Adicionar o leite e envolver bem. Juntar a margarina, o sumo de limão, a noz moscada e a pimenta.
Deixar levantar fervura mexendo sempre. Verificar que os temperos estão ao gosto pessoal. Adicionar o ovo e mexer vigorosamente. Servir como acompanhamento de carne ou peixe.

Gostam mais do puré tradicional ou já encontraram purés de pacote que vos agrade?

quinta-feira, agosto 16, 2012

Festas do Mar

Coisas que não se precise de pagar ou que sejam muito baratinhas pelo valor que possam ter são sempre bem vindas e cada vez mais!
A edição das Festas do Mar em Cascais deste ano são de 17 a 26 de Agosto na Baía de Cascais!

Os concertos destas festas são de entrada livre! É de aproveitar quem quiser uns finais de dias diferentes...
Podem consultar mais informação aqui e aqui

quarta-feira, agosto 15, 2012

3. Coisas simples - A água

Uma coisa que pessoalmente me dá muito prazer de fazer é atividades junto ao mar/rio/lago. E não me estou só a referir a fazer praia, andar na água, estar sem fazer nada na areia.
Simplesmente passear à beira da água por si só já é relaxante, o som da água é calmante, podemos parar e pensar um pouco, respirar fundo e ganhar energia e forças para os obstáculos do dia-a-dia.
Ler um livro perto da água parece que entramos ainda mais dentro da história e abstraímos-nos das preocupações que possamos ter.
Nesta altura de Verão, ao final do dia ir para uma esplanada com amigos e colocar a conversa em dia, beber uma bebida, apreciar o momento, ver o sol a terminar mais um dia, são coisas que podemos fazer no nosso país que nos pode ajudar a fugir da rotina diária.
Por vezes quando o olho o mar o tempo passa e não sinto, sou invadida por uma calma diferente, boa, apaziguadora.
Experimentem ir para junto da água mesmo que seja só para ouvir o som dela.
O que sentem quando olham o mar? Que outras atividades fazem junto da água?

terça-feira, agosto 14, 2012

Prateleiras de livros literalmente...

E se aproveitarmos aqueles livros mais antigos e pesados que não lemos e só nos ocupam espaço para criar prateleiras de... livros?
No verdadeiro conceito da expressão prateleira de livros fica a ideia.


Uma boa forma de aproveitar os livros e podemos sempre trocar quando nos apetecer.

                • Passo 1 - Fazer os furos
                • Passo 2 - Aparafusar os suportes para as prateleiras à parede
                • Passo 3 - Colocar os livros escolhidos para servirem de prateleira

Simpática e original não?