segunda-feira, julho 30, 2012

Salada Mista com Queijo

Num Domingo caseiro com direito a almoço perto do saudável :P
No sábado foi dia de compras e encontrámos uns secretos de porco baratinhos, então toca a aproveitar para dar uso ao grelhador de pedra que há cá por casa com racletes.
Grelhador de pedra e racletes
Coloquei banana nas racletes para acompanhar a carne e uma salada mista de alface, rúcula selvagem, acelga e tomate com manjericão e queijo ralado.

Salada Mista com Queijo
  • 1/2 embalagem de salada preparada com alface roxa, rúcula selvagem, acelga vermelha e mizuna;
  • 2 tomates médios;
  • Sumo de 1/2 limão;
  • 2 folhas de manjericão fresco;
  • Queijo ralado q.b.;
  • Sal e azeite q.b.;
Lavar bem a salada e os tomates. Cortar os tomates para dentro da taça de salada. Adicionar a mistura de salada e misturar bem.
Temperar com o sal e deixar repousar 5 min. Escorrer a salada.
Adicionar o azeite, o sumo de limão e o manjericão cortado em pequenos pedaços.
Antes de servir polvilhar com queijo ralado a gosto (utilizei uma mistura de 3 queijos do Continente).

Salada Mista com Queijo e Secretos com Banana
Foi servido a salada com os secretos e banana. Pessoalmente é complicado comer saladas (não aprecio alface "normal") por isso inventa-se um bocadinho para dar a volta à situação! Sinto que preciso de mudar um pouco o meu comportamento relativamente à alimentação, nomeadamente comer mais saladas, fruta e legumes. Não gosto muito deles... :(
Como é que fazem para incluir essas coisas no vosso dia-a-dia de forma escondida?

domingo, julho 29, 2012

1. Coisas simples - Caminho diferente

Há dias em que simplesmente não nos sentimos felizes, animados, parece que nada está no sítio. Em todos os dias mas nesses ainda mais há que sairmos da rotina, fazer algo que até possa parecer muito simples mas há pequenos gestos que podem mudar o dia.


Quando vamos para o trabalho (aquela rotina diária) escolhemos um caminho, aquele mais rápido e direto e se num dia mudarmos esse caminho. Virmos as alternativas e ir por outro lado? Experimentei um dia destes fazer um caminho diferente e parecia que era tudo novo mesmo conhecendo o caminho. Uma sensação de mudança mesmo sendo uma coisa tão simples e que me demorou mais 2min do que o caminho normal. Experimentem mudar o caminho uma vez por outra só para ser diferente.
Descubram novos caminhos que podem ser já os antigos mas vistos com outros olhos!
Bom Domingo!

sábado, julho 28, 2012

Decoração do quarto...Cadeiras

Nunca me tinha passado pela cabeça pendurar cadeiras para servirem de suportes ou cabides! 
Sem dúvida uma boa ideia sem um custo grande para improvisar um armário no quarto.

Pendurar as cadeiras e abri-las quando forem necessárias...
Fica a ideia, para mim no mínimo original, não acham?

quinta-feira, julho 26, 2012

Jarro Elétrico

É um utensílio de cozinha que nunca tive em casa dos meus pais, quando era preciso água a ferver metia-se água ao lume e aguardava-se.
Há tempos em conversa a minha amiga F., ela comentou comigo que foi dos primeiros utensílios que comprou para casa dela. E eu não percebi as vantagens disso, aliás na altura até argumentei com ela que a minha conta de eletricidade já é mais elevada que a do gás logo me compensa mais gastar gás. 
No entanto fiquei a pensar no que ela me disse e nas vantagens que enumerou. Ainda para mais quando um dia destes queria um chá antes de dormir e estava cheia de sono, não me apetecia nada estar à espera de água a ferver. Neste momento estou a ponderar adquirir um, a ver as vantagens e encontrei um estudo realizado pela Deco que ajudou a convencer-me da ideia da minha amiga.
Chego à conclusão que por vezes o tempo é a maior riqueza por isso ferramentas que se comprovam que ajudam a poupar dinheiro e ainda tempo devem ser as nossas maiores aliadas.
Deixo aqui um pedido de opinião para me decidir finalmente a comprar tal utensílio. Quem tem jarro elétrico utiliza-o? Tem a mesma ideia de que compensa? E marcas algum conselho?

quarta-feira, julho 25, 2012

Livros Escolares

Cada vez mais cedo se começa a pensar e planear os gastos com os livros escolares dos filhos. Também se vê este ano (pelo menos não me lembro de anos anteriores existirem) promoções associadas aos livros escolares, diversos supermercados e livrarias estão a apostar nos descontos para angariar clientes. Numa análise final para o consumidor isso torna-se numa coisa boa :) Em todos os casos seguintes é possível encomendar online sendo que alguns entregam em casa.
Já há umas semanas que o Continente tinha anunciado 10% do valor em cartão, o Jumbo também se lançou nesta campanha com 10% de desconto imediato.  
As livrarias como a Bertrand oferece desconto de 6% (valor do IVA), portes grátis para compras superiores a 30€ e ainda um vale de 5% (para utilizar em Outubro); na Leya o desconto  tem também o desconto de 6%, adicionando um vale de 10% para gastar noutros livros e um desconto imediato de 15% em livros de apoio escolar; a Wook tem 10% de desconto. A ter em atenção que algumas destas promoções só existem até 31 de Julho.
Para mais informações devem consultar os sites respetivos e também o blog Tralhas Grátis (que foi onde me baseie para partilhar esta informação).
Uma boa opção para quem consiga é a reutilização de livros, procurem amigos dos amigos, vizinhos, ou até mesmo online consegue-se encontrar comunidades com o objetivos de trocar livros de anos anteriores como por exemplo: https://sites.google.com/site/reutilizarorg/.


Espero que vos ajude a planear e poupar na compra de livros para os filhos este ano!

terça-feira, julho 24, 2012

Gelatina e Iogurte

Por vezes procuramos uma sobremesa mas não apetece nada muito elaborado nem que exija muito tempo pois nem sempre o temos disponível. Quem é que não gosta de gelatina em especial nos dias mais quentes? Algo simples e económico e baixo em calorias é juntar gelatina e iogurte.

Gelatina e Iogurte

  • 1 gelatina de sabor à escolha;
  • 4 iogurtes de sabor e/ou pedaços;
  • Fruta q.b
Fazer a gelatina apenas com metade da água que o indicado na embalagem.    Descascar e cortar a fruta escolhida. Misturar os iogurtes com a fruta e depois juntar à gelatina. Envolver bem e levar ao congelador (ou frigorífico) para solidificar.

Deixo a sugestão de uma sobremesa fresquinha e que agrada a miúdos e graúdos.

sexta-feira, julho 20, 2012

Bolinhos de atum e cogumelos


Houve uma altura em que aproveitei uma promoção de atum em lata. Foi feito um belo stock e toca de experimentar coisas novas com atum. Lembram-se de ter contado sobre um jantar para amigos com a ementa surpresa (Jantar Surpresa lá em casa), pois é nessa altura foi para experimentar este bolinhos de atum e cogumelos, aos quais eu tive a ousadia de chamar “hambúrgueres”.
Resolvi deixar a receita porque é algo que fica diferente e barato.

Bolinhos de atum e cogumelos

  • 2 latas de atum;
  • 1 lata de cogumelos laminados (pequena);
  • 1 ovo;
  • 50g de pão ralado;
  • 15ml de azeite;
  • Sal e pimenta q.b.;
Escorrer as latas de atum. Com a faca picar os cogumelos e colocar dentro de uma taça para misturar com o atum.
Juntar o ovo e o pão ralado e envolver bem. Temperar a gosto.
Deixar repousar (destapado) no frigorífico cerca de 30 minutos.
Numa frigideira anti-aderente colocar o azeite e deixar aquecer bem. Retirar a massa do frigorífico e fazer pequenas bolas que depois são espalmadas. Colocar na frigideira. Deixar ficar cerca de 2 minutos para ganhar cor e virar para cozinhar e ganhar cor do outro lado.
A parte de colocar no frigorífico é para que a mistura do atum fique mais fácil de trabalhar, pois o ar frio seca-a. Além do sal e da pimenta adicionei um pouco de gengibre que lhe dá um paladar diferente, experimentem.

Depois contem a experiência de fazer bolinhos de atum :)

quarta-feira, julho 18, 2012

...

Será que é agora que a idade vai começar a pesar?... Ou simplesmente nada vai mudar... um dia de cada vez e já muitos se passaram...venham eles! :)
imagem retirada da internet

Organizar vales de desconto

Deparei-me à uns tempos com alguma falta de controlo nos vales de desconto que andam cá por casa. É vales de fornecedores, é os descontos do cartão do Continente, é vales do couponXare (aplicação existente no Facebook), não que sejam imensos mas são alguns, tinha que arranjar uma forma de controlar as validades e os descontos que iria mesmo aproveitar.
Depois de analisar e pensar um pouco resolvi criar um ficheiro excel para os organizar, isto porque assim dá para cruzar com os inventários e com as listas de compras que muitas vezes é feita num ficheiro excel para saber logo o que vou gastar em cada compra.
Tenho uma coluna para identificar a marca, o produto onde tenho o desconto, o valor do desconto, a data de inicio e de fim, em que hipermercado é válido, se pretendo ou não utilizá-lo e uma coluna para possíveis observações:
Exemplo do ficheiro
Assim consigo filtrar por data e ir controlando os que estão a terminar, quais preciso usar na próxima compra ou posso filtrar por aqueles que assinalei em como quero utilizar.
Que vos parece a ideia? Como organizam os vossos vales para os melhor aproveitarem?

domingo, julho 15, 2012

Dica Rápida - Depois das compras

Há coisas muito simples que nos facilitam a vida e ajudam a poupar tempo...
Um hábito que tenho nas compras (além da bela lista de compras que me acompanha sempre...) é quando estou na caixa a arrumar os sacos com os produtos, colocá-los logo organizados como vou arrumar em casa. Assim juntos os frescos, o que é produto de higiene ou limpeza, as massas, etc... consoante tenho arrumado depois em casa na despensa. Quando chego a casa é só agarrar em cada saco e arrumar tudo ao mesmo tempo.
Perco menos tempo a andar a ver onde coloquei aquele produto é só adicionar no inventário lá de casa e  arrumar no seu devido sítio.
E vocês também arrumam logo as compras no supermercado de forma a facilitar em casa?
Imagem ilustrativa retirada da internet
Outra coisa que faço assim que chego a casa é atualizar a minha contabilidade, ou seja adicionar uma entrada no ficheiro onde tenho o valor das compras feitas, dos descontos, de como paguei essas compras, o que fica em cartões de supermercado, promoções que tenha aproveitado (sim muitas vezes coloco comentários para saber porque comprei aquele produto). Atualizo também o ficheiro que tenho para controlar os vales de desconto (irei falar sobre este assunto num próximo post).
Assim ando sempre com tudo atualizado e quando chego a casa demoro 10min nisso em vez de deixar acumular faturas e depois já não saber muito bem onde e quando ou como paguei.
Como atualizam a vossa contabilidade? Semanalmente ou quando fazem as compras?

sábado, julho 14, 2012

Receber para comprar algo...

Tenho que partilhar uma coisa que aconteceu estes dias pela primeira vez... daí o meu entusiasmo!Sei que não é novidade para muitas pessoas e sabia que era possível mas foi a primeira vez que consegui que me pagassem para trazer um produto do supermercado, já tinha tido situações de custo zero mas esta ainda não.
Tinha recebido um vale de "Prove Grátis" da Alpro Soya para provar os substitutos de iogurtes e fomos ao Continente fazer compras para aproveitar um vale de acumular 10% em cartão sobre as compras feitas. A alegria que foi olharmos para a conta e perceber que o 1,69€ do Alpro tinha sido descontado e ainda tinhamos os 0.17€ em cartão sobre esse produto :)
 +
Sim é um nada no meio das compras mas foi a situação que tanto me fez lembrar o programa do TLC ("Extreme Couponing") pagaram para trazer o produto!
Estas pequenas conquistas entusiasmam e fazem acreditar que estamos a melhorar na oferta 
ao consumidor :)
Tinha que partilhar isto convosco foi uma boa sensação. Já vos aconteceu?

sexta-feira, julho 13, 2012

Embrulhos de Espinafres e Requeijão

É sempre bom começar uma refeição de forma diferente... num dos jantares de amigos lá em casa experimentámos para entrada umas almofadas de espinafres e requeijão que saíram muito boas.

Embrulhos de Espinafres e Requeijão

  • 1 embalagem de massa folhada;
  • 1/2 cebola pequena;
  • azeite q.b.;
  • 300g folhas de espinafres congeladas;
  • 1/2 requeijão;
  • 1 gema de ovo;
  • sal e tomilho q.b.
Colocam-se os espinafres congelados no microndas por cerca de 7 min. a cozinhar.
Escorrem-se os espinafres. Refoga-se a cebola no azeite e juntam-se os espinafres e o requeijão. Tempera-se com o sal e o tomilho.
Deixa-se cozinhar um pouco até enxugar.
Corta-se a massa folhada em pequenos quadrados para formar os embrulhos. Coloca-se um pouco de recheio e fecha-se. Juntam-se as pontas e fazer como se fosse um embrulho ou daroutra forma que se queira.
Imagem retirada da internet (na altura não tirei foto esta foi o mais semelhante que encontrei)
Colocam-se no tabuleiro do forno pincelam-se com gema de ovo e vão a assar durante cerca de 20 min.

Cá pro casa foi foram aprovadíssimos...Espero que gostem...
Boa 6ª feira!

terça-feira, julho 10, 2012

Centro de Mesa

Sempre gostei de trabalhos manuais, nomeadamente relacionado com linhas, lãs e afins... Cá por casa ainda não tinha dado um toque pessoal a nada relacionado com essas atividades manuais.
No dia-a-dia acabamos por jantar na mesa de centro da sala de estar, mais informalmente pois até costumamos usar os puffs (o nosso orgulho que veio da viagem a Marrocos :)) para sentar. Assim a mesa que tem um tampo de vidro acumulava algumas vezes migalhas e sujidade e tinha que andar sempre a retirar o vidro para o melhor limpar, então surgiu a ideia de com trapilho fazer um centro de mesa. É só tirar e sacudir ou limpar, mais leve e simples que o vidro.
Mãos à obra e de um rolo de trapilho surgiu isto:
Simples e prático não vos parece?

domingo, julho 08, 2012

Bolo de Chocolate com Oreos


Um dia destes andava um pacote de bolachas Oreos lá por casa assim a modos que olhei para ele e ele para mim… Tinha que fazer algo e vi esta receita que me suscitou curiosidade! Aqui fica a receita:

Bolo de Chocolate com Oreos

  • 1 embalagem para Bolo de Chocolate da Branca de Neve;
  • 4 ovos;
  • 125g de margarina amolecida;
  • 6 colheres de sopa de leite;
  • 12 bolachas tipo Oreo
   Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de chaminé com margarina e polvilhar de farinha. Partir em pedaços grandes as bolachas. Reservar.
    Noutra taça, colocar todos os restantes ingredientes (conforme instruções da embalagem) e bater até a mistura começar a fazer bolhas. Colocar a massa na forma e cobrir com os pedaços de bolacha. Levar ao forno a 175ºC cerca de 30 minutos.
O Bolo de Oreos lá de casa...
 Depois é comer… Gostei da mistura das bolachas em bolo… Também costumam misturar assim coisas diferentes em bolos?

quinta-feira, julho 05, 2012

Sopa de Cebola

Há algumas coisas que devemos comer com regularidade, como por exemplo cebolas e alhos, confesso que não é a coisa que mais me agrada comer sem ser disfarçados, ou seja numa sopa é uma excelente escolha.
Outra coisa boa de uma sopa de cebola é que faz-se de forma económica.

Sopa de Cebola

  • 5 dentes de alho;
  • 350g de batatas;
  • 500g de cebolas;
  • 1 cenoura;
  • 1 courgette;
  • 4 colheres (sopa) de azeite;
  • 1l de água;
  • sal q.b.
Descascar os dentes de alho e as cebolas e cortar em pedaços pequenos.
Levar uma panela ao lume com o azeite e quando este estiver quente adicionar os alhos e as cebolas para refogar.
Entretanto descascar e cortar os restantes legumes. Quando a cebola estiver a ficar transparente juntar a batata, a cenoura e o courgette. Deixar cozinhar por 5min mexendo após esse tempo adicionar a água (se for morna torna a sopa mais rápida de fazer). Deixar ferver por cerca de 20min ou até que as batatas estejam cozinhadas.
Retirar do lume para triturar até ficar com uma consistência de creme. Voltar a levar a panela ao lume e deixar levantar fervura durante 5/10min.
Servir quente acompanhada com tostas se desejar.

O resultado deu para 3 refeições lá de casa para duas pessoas.
Bom Apetite para a sopinha...

terça-feira, julho 03, 2012

A minha agenda...

Já adotei alguns métodos para me organizar no dia-a-dia, alguns falharam ao fim de dias, meses outros nem por isso. 
Atualmente (e este ano) tenho adotado uma agenda, daquelas que têm uma folha pro dia, de tamanho A6 para andar sempre dentro da mala (assim uso-a!). O que me acontece, não sei se também com alguns de vós, é que nem todos os dias e todas as horas tenho coisas escritas na agenda, logo há várias páginas que ficam em branco. Assim sendo, em vez de ter um caderninho de notas, outro das tarefas, outro da lista de compras, outro de projetos ou posts que gostaria de fazer aqui na Loucura e por aí fora aponto tudo na agenda. 
Aproveito as folhas em branco (ou menos escritas) de cada semana para criar a lista de tarefas semanais ou a lista de compras da semana (apoiando-me nos ficheiros excel que já referi aqui e aqui) que vou sempre apontando as coisas que preciso quando me lembro. Tenho no inicio da agenda umas folhas reservadas a projetos que gostaria de fazer (trabalhos manuais, organização de alguma coisa em casa, etc.) e outras para ideias de posts que me surgem. Coloquei uns separadores simplesmente com uns post-its recortados para saber onde quero abrir a agenda.
Que vos parece a ideia? Não vos acontece de terem páginas vazias na agenda ou andarem com vários cadernos com diferentes funções dentro da mala?

segunda-feira, julho 02, 2012

Salada de couves com sabor a mar

Quando o tempo aquece, o sol toma conta do horizonte, muitas vezes o que apetece comer são coisas mais leves e frescas... Há uma salada cá por casa que tem muita adesão até de quem não aprecia muito legumes ;)
Foi adaptada de uma receita da revista Saberes & Sabores.

Salada de couves com delícias do mar
  • ½ couve coração;
  • ½ couve roxa;
  • 200g iogurte grego;
  • sal e pimenta preta moída q.b.
  • sumo e raspa de 1 limão ; 
  • 200g de delícias do mar em forma de lagosta (preferência pessoal, podem ser substituídas pelas "normais");
  • nozes picadas ou outro fruto seco picado q.b.
Corta-se as couves em tiras muito fininhas (com o ralador mesmo). Lavam-se e escorrem-se muito bem, misturando-as.
Deita-se o iogurte para uma taça grande. Tempera-se com sal, pimenta moída na altura, a raspa da casca de 1/2 limão e sumo do limão todo e mistura-se bem com o iogurte.
Adiciona-se a mistura das couves e envolve-se no molho.
Cortam-se as delícias do mar e juntam-se às couves. Adiciona-se por fim os frutos secos e mistura-se. Servir bem frio. 

Pode acompanhar com atum ou frango desfiado, ou servir como refeição mais leve.
Sabe muito bem uma salada diferente nestes dias, pessoalmente não sou apreciadora da famosa e comum alface nas saladas por isso raramente as como fora de casa. Esta foi uma tentativa que resultou cá por casa, espero que apreciem ;)

domingo, julho 01, 2012

Lista de Compras

Ultimamente a lista das compras têm andado ao ritmo das promoções e vales de desconto que temos para usar lá em casa. A lista de produtos frescos acaba por se agregar a esta.
Baseio-me num ficheiro excel onde são colocados os produtos pretendidos, o preço antes de promoção, o preço noutros hipermercados e o preço com promoção. Em alguns casos tenho ainda o preço por unidade de produto para melhor poder comparar entre marcas e hipermercados diferentes.
No final tenho o total que iremos gastar com aquelas compras, já com descontos imediatos e possíveis descontos que ficam em cartão, ficamos assim com uma ideia se estamos ou não a cumprir o orçamento.
Criei um template no excel que só vou copiando de cada vez que preciso fazer a lista das compras, depois é só copiar o que preciso comprar para uma papel que levo comigo nas compras para não existirem excessos.
Tenho os hipermercados que mais utilizo e coloco na horizontal os produtos que pretendo adquirir com os respetivos preços em cada supermercado para comparar, tenho também uma coluna que me calcula o total que vou gastar baseada no valor com os descontos imediatos e nos valores sem descontos (consoante o hipermercado).


Espero que esta partilha vos sirva de ajuda na tarefa de comparação de preços e planeamento das compras. Aceito qualquer sugestão ou ajuda na melhoria dessa tarefa :)